22/08/2023
Cotidiano Região Saúde

Laranjeiras do Sul tem 30 novos leitos para a Covid-19

Governo do Estado autorizou nesta segunda (25) o funcionamento de 10 novos leitos de UTI e 20 de enfermaria exclusivos para pacientes com o novo coronavírus

LEITO LS

Laranjeiras do Sul tem 30 novos leitos para a Covid-19 (Foto: Placido Damiani/Prefeitura de Laranjeiras do Sul)

Trinta novos leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 foram disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde nessa segunda (25). E assim, poderão receber pacientes no Instituto São José, em Laranjeiras do Sul.

De acordo com o secretário de Saúde Beto Preto, são 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 leitos de enfermaria que passam a constar na Central de Regulação do Estado do Paraná.

(Foto: Placido Damiani/Prefeitura de Laranjeiras do Sul)

“São leitos estratégicos para a região do médio Centro-Oeste do Estado e atenderão cerca de 70 mil habitantes que fazem parte da Assiscop, que é o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná. São leitos exclusivos para Covid-19 e servirão de referência para a Região”.

De acordo com Beto Preto, após pandemia os leitos deverão permanecer ativos para a assistência especializada, como parte da estratégia de regionalização dos serviços de saúde. Nessa segunda, a equipe da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, fez a auditoria e a vistoria final da estrutura dos leitos para liberar o funcionamento.

O valor de custeio mensal dos leitos é de cerca de R$ 420 mil e passa a ser feito pela secretaria estadual da Saúde. Além da remuneração da equipe profissional, o contrato inclui medicamentos, insumos, equipamentos de proteção e a manutenção geral.

(Foto: Placido Damiani/Prefeitura de Laranjeiras do Sul)

MUNICÍPIOS DA REGIÃO

O prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, disse que a ativação dos leitos representa grande avanço para a saúde regional “O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Saúde, realiza um sonho antigo da Região que não tinha leitos de UTI via o SUS”.

Conforme Berto Silva, os equipamentos já haviam sido adquiridos anteriormente, em 2018, também em parceria com o Governo do Estado, mas não tinham sido ativados. “Ao longo do tempo muitas vidas foram perdidas na estrada buscando leitos de UTI a 140 ou até mais quilômetros de distância. Por isso, a data de hoje é um marco para a saúde da Região”.

Fazem parte da Assiscop os municípios de Laranjeiras do Sul, Porto Barreiro, Nova Laranjeiras, Marquinho, Virmond e Rio Bonito de Iguaçu.

(Foto: Placido Damiani/Prefeitura de Laranjeiras do Sul)

LEITOS E ESTRUTURA

A Região macro Oeste do Estado, onde estão inseridos os municípios da Assiscop, conta hoje com 71 leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19. A taxa de ocupação é de 38%. Além disso, existem 131 leitos de enfermaria clínica, com taxa de 21% de ocupação.

O Governo do Estado conta hoje com 1.748 novos leitos, já em funcionamento, exclusivos para atendimento de pacientes com o novo coronavírus. São 601 apenas de UTI (adultos e pediátricos), entre implantados ou aprimorados na rede hospitalar estadual já existente. Além de leitos contratados em hospitais particulares e filantrópicos. Desses novos leitos, 1.147 são de enfermaria e já estão à disposição.

Caso seja necessário, a ampliação pode ser ainda maior para assegurar atendimento adequado à população. Por fim e ainda como parte da estratégia voltada à Covid-19, as obras dos hospitais regionais de Guarapuava, Telêmaco Borba e Ivaiporã estão aceleradas para oferecer novos leitos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.