O mês de Junho é marcado pela Campanha de Prevenção a Queimaduras, período do ano caracterizado pelo aumento das ocorrências. Por isso, a Secretaria de Saúde de Guarapuava, busca conscientizar os guarapuavanos sobre os cuidados necessários para evitar este tipo de lesão.
O enfermeiro e membro da Sociedade brasileira de Queimaduras (SBQ), Evandro Borba destacou que a prevenção é fundamental. “Principalmente em relação às crianças, atingidas por cerca de 40% dos acidentes. A maior parte das queimaduras acontece no ambiente domiciliar, em épocas com temperaturas mais baixas como agora”.
Para evitar risco de contágio da Covid-19, neste ano a campanha foi modificada, sendo feita através de veículos de comunicação e ressaltando formas de prevenção.
A fisioterapeuta e membro da SBQ, Adriana Virginia de Paula disse que para evitar acidentes é necessário manter os produtos inflamáveis fora do alcance das crianças. “Além disso, não permitir que fiquem próximas ao fogão durante o preparo de alimentos, além de proteger-las durante o manuseio de materiais inflamáveis”.
Na Região, os tipos mais comuns de queimaduras são ocasionadas por escaldamento com água quente e queimaduras térmicas pelo uso do fogo.
Leia outras notícias no Portal RSN.