Após um mês da confirmação do primeiro paciente com o novo coronavírus a Fundação Municipal de Saúde está monitorando o avanço da doença em Bituruna. De acordo com o boletim divulgado nessa terça (30), o município já contabiliza 24 casos confirmados.
Conforme a Fundação, a evolução da doença na cidade se intensificou depois do dia 21 de junho, quando haviam apenas cinco casos e todos já estavam recuperados. Nos últimos 10 dias foram 19 novos pacientes confirmados e todos são de pessoas que tiveram contato direto com casos anteriores. O último boletim também apontou que Bituruna possui no momento 26 casos em investigação 45 pessoas sendo monitoradas.
Conforme o secretário de Saúde, Josmar Cruz, a cada caso positivo é feita a coleta para exames em todos os que tiveram contato direto com o paciente infectado. “Orientamos que todos fiquem em quarentena até recebermos o resultado. Além disso, todos os pacientes que apresentam sintomas de gripe comum são monitorados e testados caso os sintomas piorem”.
PREFEITO REFORÇA PEDIDO
O prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, reforça o pedido para que a população cumpra as medidas de prevenção.
O poder público não tem medido esforços nas ações de prevenção e combate a doença. Contudo, precisamos que os biturunenses colaborem. Sabemos que já passamos de 100 dias de quarentena mas ainda não é o momento de realizarmos encontros familiares, festas ou relaxar na prevenção.
De acordo com o prefeito, Bituruna prevê o crescimento do número de casos nos próximos dias devido a quantidade de pacientes que aguardam o resultado do exame.
Por isso, entre as medidas que devem continuar sendo seguidas estão a higienização constante das mãos, uso obrigatório de máscaras, distanciamento social. Além de evitar aglomerações e seguir o toque de recolher das 22h às 6h.
Leia outras notícias no Portal RSN.