22/08/2023

Comissão vai pedir a intervenção da penitenciária de Cascavel

Deputados constataram que há violação dos direitos humanos

tadeucascavel

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Tadeu Veneri (PT), vai pedir a intervenção da Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC). A decisão foi tomada após visita à penitenciária nessa segunda feira (11), após denúncias feitas pelas pastorais carcerária e do menor.

De acordo com a assessoria de Veneri, o deputado irá produzir um relatório que será encaminhado ao Ministério Público Estadual pedindo providências emergenciais para a transferência dos presos da Penitenciária, que está em obras, ou sugerir a contratação emergencial de uma empresa para acelerar esse processo.

O presídio teve 70% da estrutura destruída durante uma rebelião em 2014. Desde então, cerca de 500 detentos estão abrigados em dois pátios, onde não há colchões, cobertores ou qualquer produto de higiene.

Os presos ficam 24 horas nos pátios, vestindo apenas cuecas, independente da temperatura. “Em alguns momentos, o calor é insuportável. Em outros dias, o frio toma conta, mas a situação não se altera. Temos denúncias de ocorrências de doenças, com morte de um preso na semana passada, que teria sido causada por tuberculose. É uma situação degradante”, disse Veneri, apontando que estão em risco não apenas os presos, mas também os agentes penitenciários e policiais militares que trabalham no local. Veneri pretende acionar o Ministério Público do Trabalho para conferir as condições de trabalho na Penitenciária.

O deputado conversou também com familiares, que reclamaram da falta de informações sobre os parentes presos na penitenciária.

Veneri visitou o local acompanhado dos deputados Marcio Pacheco (PPL) e Evandro Araújo (PSC), além de Marcelo Navarro de Moraes, presidente da Comissão de Direitos Humanos da seção da OAB de Cascavel, José Augusto Wendler, da Pastoral do Menor, e Padre Gustavo Masmentini, da Pastoral Carcerária.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.