As autoridades municipais de Irati, endureceram as regras de isolamento e distanciamento social após o aumento de casos confirmados de covid-19 na cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, já são 52 casos. Sendo que oito deles, foram confirmados nessa segunda (6). Além disso, 20 pessoas cumprem isolamento domiciliar e 33 pacientes já se recuperaram. Outros 30 pacientes aguardam resultado.
Desse modo, o documento faz a ressalva de que “o momento atual é complexo, merecendo um esforço conjunto na gestão e adoção de medidas necessárias aos riscos que a atual situação demanda, e o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos e agravos à saúde da população”.
O provedor da Santa Casa de Irati, Ladislao Obrzut Neto, declarou que “Irati tem três pacientes internados no município, além do primeiro caso, em Ponta Grossa, e a curva dos confirmados não deixará de subir, enquanto não diminuir o número de pessoas circulando”.
DETERMINAÇÕES
Assim, até o dia 21 de julho fica decretado lockdown aos sábados, domingos e feriados na cidade. Além disso, pelo período de 14 dias, estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, poderão exercer as atividades de segunda a sexta, das 8h às 18h. Exceto farmácias e postos de combustíveis.
A partir das 18h até às 21h, os estabelecimentos que vendem alimentos preparados ao consumo, como restaurantes, lanchonetes, panificadoras e serviços ambulantes de alimentação, poderão funcionar apenas para entrega em domicílio (delivery) ou retirada no local ou balcão (drive thru). Não será permitido o consumo de alimentos, lanches ou bebidas nos locais. Além disso, segue a determinação do toque de recolher a partir das 21h.
Ainda de acordo com as determinações, as instituições financeiras e casas lotéricas devem, obrigatoriamente, manter um colaborador devidamente identificado para fiscalizar e organizar as filas internas e externas, bem como o uso de máscaras. E ainda ficam suspensas todas as atividades religiosas (celebrações, cultos, missas e outros eventos) com a presença de fieis.
Por fim, ficam interditados os parques, praças, ginásios e quadras públicas de esportes, com uso de fitas amarela e preta, e com a devida fiscalização da Guarda Municipal e Polícia Militar. O prefeito, Jorge Derbli, lamentou a necessidade de endurecer as medidas.
“Lamento ter que tomar essas atitudes, mas é uma ação necessária para fortalecer a barreira contra o coronavírus e defender a saúde do cidadão. Não queremos fechar nada, desde o pequeno empresário até os grandes empreendimentos, por isso ajustamos estes horários de forma a permitir que todos possam trabalhar. Mas nestas duas semanas precisamos baixar nossa curva de crescimento dos casos confirmados”.
FISCALIZAÇÃO
A Secretaria de Comunicação da prefeitura destacou que atividades fiscalizatórias serão intensificadas pelos órgãos competentes, especialmente pela Vigilância Sanitária e Guarda Municipal. Além disso, qualquer tentativa de obstruir ou burlar a atividade de fiscalização, ou deixar de atender às determinações do Poder Público, fará com que o responsável incorra nas penas da legislação criminal em vigor, estabelecidas no Código Penal Brasileiro, ficando o servidor público autorizado a requisitar o concurso da força policial, se necessário.
Desse modo, o descumprimento das determinações estabelecidas, além da responsabilização criminal importará em responsabilidade civil e administrativa e ainda pode ocorrer a aplicação de multa à pessoa física ou jurídica. Por fim, a reiteração da infração, sem prejuízo da interdição cautelar do estabelecimento, acarretará na suspensão provisória da licença de funcionamento por 30 dias.
Leia outras notícias no Portal RSN.