Qual foi a maior prova de amor que você já teve? Hoje nosso personagem é a personificação do amor. A pequena e animada ‘Nina’ é resultado de amor, carinho, cuidado e paciência. Ela foi adotada por uma família, depois de sofrer severas agressões, e reencontrou um novo sentido para vida.
A pequena cachorrinha, havia sido vítima do dono. Mesmo grávida e depois com bebezinhos ainda em amamentação, era agredida. Quando foi encontrada pela protetora Sil Alves, estava machucada, magra e precisava de ajuda. Logo, a protetora conseguiu o apoio para resgatar e castrar Nina, e possibilitar que ela fosse adotada de forma responsável.
Quando chegamos ao local, ela chorava e parecia contar todo o sofrimento que passava ali. Ela nos olhava com tanto carinho, e ‘conversava’ conosco. Conseguimos tirar ela daquele lugar no dia seguinte, e achamos uma casa cheia de amor pra ela.
E foi na casa da enfermeira Rosane Klempovus, que Nina encontrou a cura. Rosane e o esposo Heraldriv Palhano ofereceram um lar cheio de outros pet irmãos, que auxiliaram no processo de recuperação da pequena Nina.
Temos uma casa, cheia de cachorros, quando a Sil nos procurou e soubemos da situação logo aceitamos o desafio. No princípio foi um pouco difícil, pois ela ainda era muito agitada. Mas com o tempo, se recuperou e trouxe mais alegria para nossa casa.
Essa é apenas um pequeno exemplo dos animais que já foram resgatados das ruas de Guarapuava por protetores que tem como único objetivo ajudar os animais a encontrarem um lar.
CANIL DE GUARAPUAVA
De acordo com a Secretaria de Comunicação de Guarapuava, mais de 100 cães ainda aguardam adoção na cidade. Após o processo de castração em massa feito pela Prefeitura de Guarapuava em cães do Canil Municipal, 150 fêmeas se tornaram aptas à adoção.
No entanto, a procura pelos animais tem sido baixa e poucos deles ganharam o tão esperado lar. O médico veterinário responsável pelo canil, Eros de Souza Ferreira, explicou que apesar dos animais receberem atenção e cuidados no local, este não é o lugar ideal para eles.
Os cães são animais dedicados aos donos e constroem laços fortes de amor e carinho. Eles precisam ter quem proteger e estar por perto. São uma companhia que pode nos ajudar nos momentos e realidades mais adversas.
Desse modo, quem tiver interesse em adotar um amigo, basta ir até o Canil Municipal de segunda a sexta, das 13h às 17h. Além disso, estão disponíveis os telefones (42) 3624-6246 ou (42) 3624-2214. O Canil Municipal fica na fica na Estrada do Rocio, próximo ao aeroporto.
Conforme a Secom, vale destacar que a equipe do Canil Municipal segue todas as recomendações de prevenção à covid-19 como distanciamento, uso obrigatório de máscara, uso de álcool em gel, entre outras.
ADOÇÃO RESPONSÁVEL
Para adotar um animal é necessário atender alguns pré-requisitos que garantem a viabilidade da adoção, como ter mais de 18 anos e se responsabilizar pela vida inteira do animal por meio de um termo de compromisso que garante o cuidado e bom tratamento.
Além disso, é importante reiterar ainda que o abandono e maus tratos de animais é crime. A denúncia é legitimada pelo Artigo 32, da Lei Federal nº. 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e do Artigo 164 do Código Penal.
Assim, a pena prevista pelo Artigo 32 da Lei de Crime Ambientais é de detenção de 3 meses a 1 ano e multa. Já a pena prevista pelo Artigo 164 do Código Penal é de detenção, de 15 dias a 6 meses, ou multa. Em ambas, ocorre a perda da guarda do animal. Por fim, maus tratos e abandono devem ser denunciados pelo 156.
Leia outras notícias no Portal RSN.