22/08/2023
Educação

Peça educativa motiva a doação de medula óssea

imagem-20992

O público guarapuavano pode assistir gratuitamente uma peça teatral educativa e que motiva a doação de medula óssea. "Procura-se uma estrela" está sendo apresentada no auditório do Sesc, em duas sessões, às 9 horas e às 19 horas, nesta sexta-feira (22), pela Companhia Teatral Processo MultiArtes, de Curitiba, a peça está sendo viabilizada por um projeto das acadêmicas da Unicentro Aline Alda da Fonseca e Luciana Camrago Temoszko, ambas do curso de Administração. O projeto que começou como trabalho para a conclusão do curso, sob responsabilidade social, foi ampliado para a comunidade. A proposta das acadêmicos encontrou apoio na Rede de Farmácias Trajano, onde Aline trabalha.

COMO SER UM DOADOR

A doação de medula óssea é simples. De acordo com o Hemocentro de Guarapuava, qualquer pessoa entre 18 e 55 anos, portador de boa saúde pode ser um doador. A medula óssea é retirada de ossos da bacia, por intermédio de punções. A parte retirada se recompõe em 15 dias.

A partir do preenchimento de um questionário sobre dados pessoais do doador e da coleta de uma amostra de sangue são realizados testes que vão determinar as características genéticas exigidas para detectar a compatibilidade entre o doador e o paciente. Esses dados são juntados ao resultado dos testes para o cruzamento com os dados do paciente. Caso haja compatibilidade, o doador é convidado para a realização de novos exames, desta vez, complementares, para concluir a doação.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.