O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu é o primeiro do Brasil, entre 44, a receber a certificação de responsabilidade sanitária e o selo de ambiente protegido.
A certificação foi concedida pela Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu. Houve parceria com Sebrae-PR e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
Segundo a prefeitura, isso ocorreu após inspeção que atestou o cumprimento dos protocolos de segurança sanitária no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.
De acordo com a Prefeitura,Foz do Iguaçu foi um dos primeiros destinos turísticos do Brasil a criar tais medidas para a retomada das atividades do turismo.
BARREIRA SANITÁRIA
Em parceria com a Prefeitura Municipal, o Aeroporto montou barreira sanitária, com medição de temperatura e aplicação de questionário sobre sintomas respiratórios no desembarque de passageiros.
Além disso, adotou outras medidas preventivas, como a exigência obrigatória do uso de máscaras para colaboradores, usuários e prestadores de serviços. Além do distanciamento social nas filas de ‘check-in’ e embarque; limpeza diária e desinfecção de objetos e superfícies. Ainda a instalação de pontos de álcool gel em locais estratégicos e de adesivos de sinalização. Além de orientação por todo o caminho que o viajante faz para o embarque e desembarque de um vôo, dentre outras.
MONITORAMENTO
De acordo com a Prefeitura, o Aeroporto também colabora na busca ativa diária de colaboradores, passageiros e prestadores de serviços com sintomas compatíveis com a Covid-19. Isso inclui a testagem sorológica de colaboradores e prestadores de serviços terceirizados.
Conforme o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégico, Gilmar Piolla, o Certificado de Responsabilidade Sanitária, e o Selo de Ambiente Protegido, são o cartão de boas-vindas para os turistas. “Estamos adotando todas as medidas necessárias para que os visitantes possam vir tranqüilos, pois aqui, eles serão bem cuidados”.
Leia outras notícias no Portal RSN.