Estão abertas as inscrições para a II Mostra Surda da Unicentro. Ela comemora o Dia Nacional do Surdo, no dia 26 de setembro. Com isso, os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 14 de setembro.
Conforme a assessoria de comunicação da Unicentro, a Divisão de Promoção Cultural do Campus Irati, em parceira da Regional Oeste do Centro de Apoio ao Surdo e os Profissionais da Educação de Surdos do Paraná (CAS), está organizando a segunda edição. Assim, promovendo a cultura surda e expondo artistas da comunidade.
CULTURA SURDA
Dessa vez, em segunda edição totalmente on-line, a Mostra contará com exposições artísticas e palestras. O tema é a cultura surda. Toda a programação foi montada com a participação da mesma. De acordo com a coordenadora do CAS Regional Oeste, Jiane Cwick, o tema se articula com os objetivos da mostra.
“A cultura surda se define pela forma como o surdo se coloca e participa do mundo como um todo. A Língua de Sinais é um fator ímpar para a constituição da identidade da pessoa surda. Assim, a cultura surda expressa o ser surdo.”
PARTICIPANTES
De acordo com a coordenadora do CAS Regional, os interessados em expor podem enviar obras em diversos estilos e técnicas. O critério principal é ser surdo. Dessa maneira, os interessados devem produzir um vídeo e encaminhar no e-mail cas.gpva@gmail.com. Além disso, ele deve conter uma foto da obra produzida. Ainda, um vídeo breve mostrando como foi a construção dessa obra.
Nesse sentido, podem ser utilizadas várias técnicas – desenho, colagem, esculturas, técnicas livres, poesia, humor e contação de história. Após avaliação, os trabalhos aceitos serão expostos a partir do dia 22 de setembro no site do CAS Regional.
INSCRIÇÕES
O público também pode se inscrever como ouvinte pelo site da universidade, para acompanhar as palestras. A princípio, elas estão marcadas para os dias 22, 23 e 24 de setembro, sempre às 19h30, com transmissão pelo canal do YouTube. Com isso, o primeiro dia está marcado pela palestrante, Irene Stock, professora de Libras da Unicentro, falando sobre Cultura Surda.
Já no segundo dia, a convidada é a professora da UFSC Edinata Camargo, que irá compartilhar Experiências Surdas. Ainda mais, no dia 23 o professor Jefferson Diego de Jesus da UFPR, abordará Literatura Surda e o Humor Surdo na conferência on-line. Todos os palestrantes são referência dentro da comunidade surda no Brasil e haverá intérpretes para a tradução em Libras.
Leia outras notícias no Portal RSN.