A Secretaria de Estado da Saúde marcou para 5 de outubro as campanhas de Multivacinação e de Vacinação contra a Poliomielite. A imunização destina-se às crianças e adolescentes e vai até o dia 30.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a ação envolverá a Vigilância Epidemiológica e a Atenção Primária. Esses órgãos articularão as atividades junto às 22 Regionais de Saúde e às secretarias municipais.
O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação e manter controladas, eliminadas ou erradicadas várias doenças. São elas: meningite, sarampo, caxumba, rubéola, coqueluche. Assim como a diarreia por rotavírus, difteria, tétano, hepatites. Além da febre amarela e HPV. Conforme a Saúde, esse vírus pode provocar o câncer entre os jovens.
De acordo com a Sesa, serão ofertadas 14 vacinas para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Além da vacina contra a poliomielite (VOP) para crianças a partir de 12 meses e menores de cinco anos de idade.
ÍNDICES CAÍRAM
Os índices de cobertura vacinal caíram em todo País nos últimos anos. Assim, esse cenário coloca em alerta os profissionais da saúde.
Conforme a Sesa, a erradicação de algumas doenças trouxe a falsa idéia do desaparecimento total desses agravos. No ano passado, por exemplo, o sarampo voltou a registrar casos no Paraná. Isso depois de 20 anos sem ocorrências.
Leia outras notícias no Portal RSN.