22/08/2023


Segurança

PM registra redução de furtos e roubos em Guarapuava

A redução foi de 34% nos roubos e de 26% nos furtos este ano em relação a 2019. Mesmo assim, moradores e pedestres devem redobrar a atenção

ROUBO

PM registra redução de furtos e roubos em Guarapuava (Foto: Reprodução/Pixabay)

Os furtos e roubos voltaram a chamar a atenção dos moradores em todos os bairros de Guarapuava. Os ladrões estão agindo à noite e durante o dia também. Nas últimas horas a Polícia Militar registrou três furtos e um roubo na cidade. Entretanto, conforme levantamento feito pela Polícia Militar ao Portal RSN, houve redução de furtos e roubos em Guarapuava em 2020, em relação ao mesmo período de 2019.

Assim, a PM registrou este ano até agora, 164 roubos contra 247 durante o mesmo período de 2019. Assim, uma redução de cerca de 34%. Já em relação aos furtos, a redução é de aproximadamente 26%, conforme dados da Polícia Militar. Isso porque em 2019, a PM registrou 741 ocorrências de furtos. Este ano até o momento foram 547. Porém, não dá para facilitar. Por isso, antes de sair de casa preste atenção com portas e janelas, e com objetos de valor deixados no quintal.

Se estiver caminhando pelas ruas, cuidado com celulares nas mãos. Algumas pessoas tem o costume de caminhar olhando o celular sem prestar a atenção ao redor. E quando percebem, são surpreendidas por ladrões. E mesmo com algumas medidas de segurança, os bandidos estão conseguindo deixar prejuízos para os moradores.

BOQUEIRÃO

Nessa segunda (28), por exemplo, um morador de 30 anos do bairro Boqueirão informou que ladrões furtaram duas bicicletas – uma aro 20, preta e amarela e outra aro 26, vermelha e preta. De acordo com o morador, as duas bicicletas estavam acorrentadas e que ladrão pulou o muro vindo de uma construção. Até o momento, a polícia não localizou o ladrão.

CENTRO

Na rua Getúlio Vargas, no Centro da cidade, uma moradora de 53 anos chegou do trabalho e encontrou a porta da cozinha arrombada. De acordo com a moradora, ladrões levaram um botijão de gás, um fogão quatro bocas e um liquidificador.

Além disso, uma sanduicheira, um micro-ondas, um transformador, diversos produtos alimentícios e armarinhos. A equipe da PM fez patrulhamento nos arredores. Porém não localizou o ladrão nem os objetos furtados.

MORRO ALTO

Ainda nessa segunda (28), a PM registrou um furto qualificado com danos em Guarapuava. Dessa vez na rua XV de novembro, no bairro Morro Alto. De acordo com o gerente de um supermercado, umas das portas de vidro que dá acesso ao interior do estabelecimento foi quebrada com uma pedra.

Além disso, conforme o funcionário, os ladrões furtaram alguns maços de cigarro e algumas garrafas de vodka. Entretanto, ele não soube informar a quantidade de produtos furtados, pois os ladrões danificaram o local onde estavam as mercadorias. A PM fez patrulhamento nas imediações e nos bairros
próximos. Mas não localizou os autores.

BAIRRO DOS ESTADOS

E na noite dessa segunda (28), por volta das 19h40, ladrões surpreenderam uma mulher de 24 anos na rua Capitão Rocha, no bairro dos Estados. A vítima afirmou que transitava pela rua General Rondon na escadaria da praça do Degolado. E que em determinado momento, dois homens a abordaram e anunciaram o assalto.

Conforme a mulher, os bandidos usaram de força para roubar o celular. Em seguida saíram correndo sentido Centro – Bairro pela rua Capitão Rocha sentido Vila Carli. Por fim, a vítima recebeu orientação policial quanto aos procedimentos cabíveis.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo