Já é grande a movimentação de veículos nas rodovias paranaenses na manhã deste sábado (14). O último feriado prolongado deste ano tem previsão de aumento médio de 40% no fluxo de veículos enrte às 7 horas de ontem, sexta-feira, e entre às 16 horas e 20 horas de hoje, sábado, segundo a concessionária do pedágio, Caminhos do Paraná. Os picos nesses horários poder ser de até mil veículos por hora, sobretudo nas praças de Porto Amazonas e Relógio, ambas na BR 277.
De acordo com a Caminhos do Paraná, há uma operação especial para atender esta demanda, composta por veículos e recursos humanos adicionais, e também com a inversão de pistas nos entido de maiso fluxo de veículos.
A Ecovia, que administra do trecho da BR-277 entre Curitiba e o Litoral, projeta um movimento de 90 mil veículos circulando no seu trecho de concessão desde ontem, sexta-feira, até a segunda-feira, nos dois sentidos. O movimento pode ficar até 50% maior em relação aos dias normais. O movimento maior deverá ser no sentido às praias paranaenses.
Já a Concessionária Régis Bittencourt, responsável pelo trecho da BR-116 de Curitiba a São Paulo prevê um movimento 25% maior neste final de semana por conta do feriadão. A empresa já está realizando uma operação especial até o final do feriado prolongado.