22/08/2023
Economia

Demanda das empresas por crédito recua 4,4% em outubro, aponta Sera Experian

Repetindo o mesmo comportamento acusado em setembro, a demanda das empresas por crédito tornou a cair em outubro. De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito, a quantidade de empresas que procurou crédito recuou 4,4% em outubro na comparação com o mês imediatamente anterior. Em relação a outubro de 2009, a demanda das empresas por crédito cresceu 2,5% e, no acumulado do ano de 2010, avançou 6,9% sobre o período de janeiro a outubro de 2009.
O recuo da demanda das empresas por crédito em outubro, segundo os economistas da Serasa Experian, é explicado pela sazonalidade do período, dado que a atividade produtiva, sobretudo no setor industrial, é mais fraca no último trimestre do ano. Logo, a queda da demanda por crédito no mês passado não pode ser encarada como uma reversão de tendência. A expectativa é que, nas comparações anuais (frente aos mesmos meses do ano passado), a demanda das empresas por crédito deverá continuar registrando variações positivas ao longo do quarto trimestre de 2010.

Análise por porte
Na classificação por porte, as micro e pequenas empresas foram as principais responsáveis pelo recuo da demanda por crédito (queda de 4,6% em relação a outubro). Nas médias empresas a queda mensal verificada foi de 0,4%. A procura por crédito em outubro somente exibiu variação positiva nas grandes empresas, as quais registraram elevação de 0,6%.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.