22/08/2023


Paraná Saúde

Dengue cresce no Paraná e Saúde confirma terceira morte pela doença

A morte foi confirmada em Cambé. Conforme a Saúde, nessa terça (20) o Estado registrou 848 casos da doença

Mosquito-da-Dengue-imagem-ilustrativa-1

Dengue cresce no Paraná e Saúde confirma terceira morte pela doença (Foto: Reprodução)

Durante a última quinzena, o Paraná registrou a terceira morte por dengue. Conforme a Saúde, o Estado acumulou 848 casos, são 107 casos a mais que a publicação anterior. A morte, divulgada nessa terça (20), é de um homem de 69 anos, em Cambé. Ele tinha diabetes e hipertensão arterial.

Desse modo, o informe totaliza 6.490 notificações para a dengue em 277 municípios paranaenses. De acordo com a Saúde, os casos confirmados de dengue atingem 26 municípios. Entretanto, 111 casos são autóctones. Ou seja, a infecção pelo vírus ocorreu no município de residência. Contudo, cinco municípios apresentam casos de dengue grave. Só em Foz do Iguaçu, a Saúde confirmou cinco casos graves da doença. Ainda, Marmeleiro, Assaí, Cambé e Jataizinho, com um único caso.

PREVENÇÃO

Além disso, Beto Preto afirma que a população também precisa colaborar no controle da doença. Assim, ajudando a eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti. O mosquito é o transmissor da dengue, zika e chikungunya. “A melhor forma de combate é com a remoção de recipientes que possam acumular água nos ambientes internos e externos dos domicílios”. O atual período epidemiológico começou em agosto deste ano e deve seguir até o final de julho de 2021.

AÇÃO

Em parceria com as regionais, a Defesa Civil vem fazendo mutirões de limpeza nos municípios. Especialmente, nos que apresentam maior número de casos. No último final de semana, as ações ocorreram em Cambé e Londrina. Os próximos municípios já agendados pela Defesa Civil são Paranaguá e Apucarana. Além disso, cidades da Região de Foz do Iguaçu.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo