Os colégios estaduais da Região Central do Paraná abriram as inscrições para os cursos técnicos gratuitos. Sendo assim, os interessados podem se inscrever para o processo seletivo pela internet. Para isso, basta entrar no site do colégio ou ir presencialmente até a secretaria das instituições. O prazo para inscrição segue até 20 de novembro.
As oportunidades para fazer um curso técnico são para os municípios de Guarapuava, Candói e Pinhão. Desse modo, os colégios estão disponibilizando 40 vagas em cada curso. Mas, para que as turmas iniciem o ano letivo, é preciso ter pelo menos 35 alunos em cada. Além disso, as instituições informam que vão ser ofertados dois tipos de capacitação.
A primeira diz respeito aos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Esses com duração de quatro anos, em que os alunos fazem paralelamente ao ensino regular. Já a segunda opção é de cursos técnicos que são subsequentes, ou para aqueles que já terminaram o ensino médio. A duração é de um a dois anos, e não há limite de idade para participar. Desse modo, quem quer participar das aulas durante o período noturno deve ter 18 anos ou mais.
CURSOS E COLÉGIOS
Desse modo, em Guarapuava, o Colégio Estadual Ana Vanda Bassara oferece os cursos de Técnico em Informática para Internet, Técnico em Enfermagem, Técnico em Estética e Técnico em Segurança do Trabalho. Já no Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins, os cursos ofertados são Técnico em Administração, Técnico em Informática, Técnico em Eletromecânica, Técnico em meio Ambiente e Técnico em Secretariado. Bem como, Técnico em Química.
Já no Colégio Estadual Leni Marlene, Técnico em Vendas e Técnico em Guia de Turismo. No Colégio Arlindo Pinheiro, o aluno pode cursar Agropecuária. E por fim no Visconde de Guarapuava, é possível fazer a Formação de Docentes.
CANDÓI E PINHÃO
Além disso, no Colégio Estadual Santa Clara os alunos podem se inscrever para a Formação de Docentes. Em Pinhão, no Colégio Estadual Evaldo Morski a opção é o mesmo curso que em Candói. O Colégio Estadual Arlindo Ribeiro, que é agricola, oferece o técnico em Agroecologia.