Abrir uma empresa de qualquer porte está muito mais fácil em Guarapuava. Com o ‘D.Início’, o objetivo é desburocratizar e simplificar a abertura de empresas no município. O departamento está em atividade desde março de 2020. E com isso, atende quem pretende ser pequeno, médio ou grande empresário em Guarapuava. Conforme a Secretaria de Comunicação da prefeitura, todo o processo de solicitação ocorre on-line, com resposta ao pedido em até 24h.
Desse modo, o atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar. A equipe avalia todas os aspectos do processo, proporcionando agilidade na análise da documentação. De acordo com o diretor do D.Início, Edgard dos Santos Neto, o departamento trouxe rapidez na avaliação das solicitações e permite o contato direto com os empresários para sanar as dúvidas.
“No setor, atuam profissionais de todas as áreas da Administração Municipal para prestar informações e dar o parecer em até um dia com a liberação do alvará. Aqui trabalhamos para abrir as empresas e quanto mais, melhor. Esse é o nosso objetivo”.
Dessa forma, desde a criação do departamento, houve a liberação de aproximadamente três mil alvarás, com média de 20 viabilidades por dia. “Os dados são o reflexo da nossa proposta, o atendimento on-line e a desburocratização de leis. Assim sendo, nós simplificamos os processos e a vida de quem quer investir na cidade”.
SERVIÇOS
Os atendimentos oferecidos pela equipe são abertura e baixa de empresas e profissionais autônomos; alterações em geral como endereço, atividade, razão social, quadro societário. Além disso, consulta de viabilidade e emissão de taxas e guias; orientações sobre atividades e Zoneamento. E por fim, emissão de atestados de funcionamento e emissão de licenças.
COMO SOLICITAR
Conforme a Secom, quem deseja fazer o pedido de abertura deve entrar no menu superior do site da prefeitura em Guarapuava Digital/Protocolo Web. Entretanto, se preferir, pode acessar diretamente este link: https://guarapuava.1doc.com.br/b.php?pg=o/wp&s=guarapuava. Por fim, para ver o passo a passo de como utilizar o sistema, basta acessar aqui.
Leia outras notícias no Portal RSN.