As bibliotecas da Unicentro recentemente começaram a postar resenhas literárias no Instagram. Desse modo, indicando livros do acervo e fazendo com que mais pessoas se interessem pelo mundo da leitura.
Conforme o diretor-geral da Rede de Bibliotecas da Unicentro, Fabiano Jucá, a ideia vem na esteira do pensamento de que, justamente, nós precisamos ter mais contato e proximidade com a comunidade acadêmica. Isso porque agora ela está fisicamente distante. “Acho que é bem interessante este formato que permite que a gente se conecte mesmo estando longe”.
Além disso, seis estagiários da biblioteca da Unicentro estão envolvidos na produção de textos e fotos para as postagens. A primeira publicação foi da estagiária Jéssica Wu, que indicou o livro “Os ratos do novo mundo”, da autora Julia Zanelatto e contou um pouco do livro no post.
(…) Nessa narrativa de Julia Zanelatto, escritora brasileira oriunda de São Paulo, mergulhamos numa ficção científica que traz uma metáfora da sociedade contemporânea. A leitura é fluída e prazerosa, nos instigando a entender como a repressão intensa pode afetar seres pensantes. Siga os ratos e prepare-se para lutar pela sonhada liberdade!
INDICAÇÕES
Dessa maneira, as indicações literárias estão sendo postadas todas as segundas e quintas à noite. Outro objetivo do projeto é trabalhar com as obras literárias da lista cobrada no vestibular e na modalidade PAC da universidade.
Conforme Jéssica Wu, isso pode contribuir para a ampliação do público-alvo da série de resenhas. “Espero que essas indicações literárias façam com que a gente chame a atenção do nosso público-alvo, que são os estudantes da universidade, além dos candidatos que futuramente se tornarão nossos universitários, com o Vestibular e com o PAC”.
DIVULGAÇÃO
Do mesmo modo, a ideia da equipe da biblioteca é, também, auxiliar na divulgação do canal Trollendo no YouTube. O canal é um projeto de extensão coordenado pela professora Níncia Teixeira, que tem vídeos sobre as obras literárias. Além disso, dicas de redação e de língua portuguesa.
De acordo com o diretor Fabiano, com a série de postagens da Biblioteca da Unicentro, a equipe busca uma posição mais ativa nas redes sociais, com conteúdos informativos e interativos sendo disponibilizados para o público. “A ideia é não parar nisso, a gente vai tentar criar conteúdos que sejam interativos, sempre, é claro, dentro da proposta de temas que sejam acadêmicos e que sejam pertinentes a questões da ciência, da universidade, da Unicentro em si”.
Leia outras notícias no Portal RSN.