22/08/2023


Cotidiano Paraná

Inscrições do vestibular dos povos indígenas terminam hoje (7)

As provas serão nos dias 11 e 12 de abril, para as vagas nos cursos de graduação das sete universidades estaduais e na UFPR

vestibularindigena-scaled-e1605103215432

Inscrições do vestibular dos povos indígenas terminam 7 de dezembro (Foto: Reprodução/SETI)

Estão abertas até 7 de dezembro, as inscrições para o 20º Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná, para o ano letivo de 2021. As inscrições são gratuitas e os interessados podem se inscrever no portal da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), que organiza o concurso.

As provas serão nos dias 11 e 12 de abril, para as vagas nos cursos de graduação das sete universidades estaduais e na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os candidatos devem ser estudantes indígenas que tenham concluído o ensino médio e que não possuam curso superior. No caso de escolha de um curso ofertado pelas universidades estaduais, o candidato deverá comprovar que pertence a uma comunidade indígena do território paranaense.

INSCRIÇÕES

Além disso, o processo de inscrição será totalmente eletrônico. O candidato deverá preencher inicialmente o formulário disponível aqui  e anexar a Autodeclaração/Carta de Recomendação assinada pelo candidato e pelo cacique da comunidade. Posteriormente, o candidato deverá preencher o questionário socioeducacional e indicar a universidade em que pretende concorrer em primeira opção.

Conforme o superintendente estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, o Vestibular Indígena é uma política de transformação social na vida dos estudantes. Assim, possibilitando o ingresso em cursos de graduação e pós-graduação que são referência no Brasil.

PROVAS

As provas serão em Londrina, Ponta Grossa, Cascavel, Guarapuava e Curitiba. Desse modo, os candidatos que não residem nas terras indígenas ou nos municípios relacionados farão as provas em locais indicados pela comissão organizadora do concurso. Assim, respeitando a proximidade de residência.

Os candidatos que não residem no Paraná farão as provas em Curitiba. O conteúdo prevê a grade curricular do Ensino Médio, sendo que os candidatos poderão optar por inglês ou espanhol ou língua indígena (guarani ou caingangue).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo