Estão abertas até 7 de dezembro, as inscrições para o 20º Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná, para o ano letivo de 2021. As inscrições são gratuitas e os interessados podem se inscrever no portal da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), que organiza o concurso.
As provas serão nos dias 11 e 12 de abril, para as vagas nos cursos de graduação das sete universidades estaduais e na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os candidatos devem ser estudantes indígenas que tenham concluído o ensino médio e que não possuam curso superior. No caso de escolha de um curso ofertado pelas universidades estaduais, o candidato deverá comprovar que pertence a uma comunidade indígena do território paranaense.
INSCRIÇÕES
Além disso, o processo de inscrição será totalmente eletrônico. O candidato deverá preencher inicialmente o formulário disponível aqui e anexar a Autodeclaração/Carta de Recomendação assinada pelo candidato e pelo cacique da comunidade. Posteriormente, o candidato deverá preencher o questionário socioeducacional e indicar a universidade em que pretende concorrer em primeira opção.
Conforme o superintendente estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, o Vestibular Indígena é uma política de transformação social na vida dos estudantes. Assim, possibilitando o ingresso em cursos de graduação e pós-graduação que são referência no Brasil.
PROVAS
As provas serão em Londrina, Ponta Grossa, Cascavel, Guarapuava e Curitiba. Desse modo, os candidatos que não residem nas terras indígenas ou nos municípios relacionados farão as provas em locais indicados pela comissão organizadora do concurso. Assim, respeitando a proximidade de residência.
Os candidatos que não residem no Paraná farão as provas em Curitiba. O conteúdo prevê a grade curricular do Ensino Médio, sendo que os candidatos poderão optar por inglês ou espanhol ou língua indígena (guarani ou caingangue).
Leia outras notícias no Portal RSN.