22/08/2023



Educação

Prefeito inaugura Escola Total do Xarquinho

Neste sábado (11), uma das duas unidades construídas para abrigar o projeto Escola Total será unaugurada neste sábado (11), às 17 horas. Sediada no Bairro Xarquinho, a escola  atende aproximadamente 350 crianças, da 1ª até a 4ª série, e a obra foi concluída há meses.

A proposta do projeto da Secretaria Municipal de Educação é que os alunos cursem as matérias regulares pela manhã, e durante a tarde tenham aulas de música, teatro, literatura, dança, atividades recreativas e esportivas e reforço escolar.  As crianças recebem três refeições diárias.

A ideia é fazer com que as famílias dos alunos também participem das atividades na “Escola de Pais”. De acordo com a Prefeitura, neste semestre, os pais foram a vários encontros sobre uso da mídia e drogas, participaram de palestras. O Conselho Tutelar  proferiu palestra sobre afetividade e sexualidade; os acadêmicos de enfermagem da Unicentro falaram sobre bullying e os alunos de biomedicina da Faculdade Campo Real sobre higiene.
Já funcionando mesmo antes de ser inaugurada oficialmente, a Escola Total do Xarquinho, porém, não está agradando alunos e pais. Moradora na ocupação do Xarquinho há quatro anos, uma mãe que preferiu não se dientificar por temer represárlias contra os três filhos que estudam no local, reclamou do tratamento recebido pelas crianças durante o pronunciamento de um dos professores na campanha eleitoral deste ano.

"Tratam os nossos filhos como se estivessem fazendo um favor, como se a gente não tivesse o que comer em casa. Somos pobres, mas comida não falta", afirmou à RSN.

"Meu filho chegou em casa chorando poque se sentiu humilhado dentro da sala de aula, quando disseram que devemos favor ao prefeito porque lá eles (os estudantes) ganham três refeições por dia", reclamou outra mãe.

A outra unidade do projeto foi construída no Alto da Rua  XV de Novembro.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo