O trânsito de Guarapuava se tornou mais tranquilo e seguro em 2020. De acordo com dados do 12ª Grupamento de Bombeiros, este ano houve uma diminuição de 29% nos acidentes de trânsito em relação a 2019.
Isso porque no ano passado, os bombeiros registraram 761 acidentes. Em contrapartida, em 2020 até essa segunda (21), a corporação atendeu 539 acidentes: Ou seja: 222 ocorrências a menos. De acordo com a Secretaria de Comunicação, a redução reflete melhorias.
Desse modo, houve a instalação dos radares em alguns pontos estratégicos que registravam grande número de acidentes no Centro da cidade. Um exemplo é o cruzamento das ruas Brigadeiro Rocha com Padre Chagas; e da rua Quintino Bocaiuva com Saldanha Marinho.
Conforme o secretário de Trânsito e Transportes, Adalberto Campos, também houve a intensificação da fiscalização, além de obras de melhorias nas sinalizações verticais e horizontais. “Tudo isso ajudou a tornar nossas vias mais seguras”.
Além disso, um outro fator que influenciou na diminuição do número de acidentes foi o isolamento social, além das restrições de funcionamento de bares e baladas e aglomerações particulares com uso de bebida alcoólica. Algo necessário em decorrência da pandemia, e que contribuiu para a baixa nos números dos acidentes de trânsito.