22/08/2023



Saúde

Hemocentro precisa de doações de sangue

imagem-22344

O Hemocentro de Guarapuava está em campanha para aumentar as doações de sangue neste período de final e início de ano. A proximidade das férias e as cirurgias eletivas agendadas para janeiro nos hospitais de Guarapuava e dos municípios que compõem a 5° Regional de Saúde também requerem um maior estoque de sangue. A previsão é de que o Homecentro precise de 30%  a 40% a mais de bolsas de sangues nesse período.
De acordo com a assistente social do Hemocentro, Maristela Sacks, o período é vulnerável à ocorrência de acidentes na BR 277.
"Guarapuava é trajeto para Foz do Iguaçu e, infelizmente, precisamos estar preparados para uma maior demanda de acidentes pois precisamos atender os hospitais de Guarapuava e da região", afirmou.

O Hemocentro tem uma meta mensal de 700 bolsas de sangue. Há casos em que a validade tem um prazo pequeno e precisa ser reposto, como acontece com o concentrado de hemácias, o tipo mais utilizados nos hospitais. O tempo de validade é de apenas 35 dias`. Segundo Maristela Sacks, esse tipo é utilizado em todas as cirurgias, em caso de acidentes em que a vítima perca muito sangue; em situações de pós parto onde ocorra hemorragia.

SERVIÇO: O Hemocentro fica aberto de segunda a sexta-feiras, das 8h `ss 11h15 e das 13`h às 17h15 até o dia 23 de dezembro. O retorno do recesso de Natal será na segunda-feira, dia 27.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo