O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano classifica o ano de 2020 como “um grande aprendizado”. De acordo com o parlamentar que esteve no Portal RSN, a Alep também teve de ser reinventada. “O distanciamento teve benefícios, mas distanciou o parlamentar. E isso prejudicou o debate, empobreceu o contraditório. Tivemos que estabelecer um novo regimento interno. Entretanto, para a pandemia esse distanciamento surte os efeitos necessários”.
Conforme o presidente da Assembleia, outro fator que pesa sobre o trabalho dos deputados paira sobre as comissões. “O trabalho das comissões precisa de debates e isso dificultou muito”.
RECURSOS PARA A VACINA
O últimos meses de 2020 teve como pauta ações de combate à covid-19. “Mais de 50% do que produzimos limitaram-se a decisões de interesse econômico e de combate ao vírus”. De acordo com Ademar Traiano, medidas drásticas pautaram o trabalho parlamentar. Ele classifica como “medidas duras, de contenção de despesas do governo. Inclusive estabelecendo sacrifícios ao servidor. Mas a nossa preocupação é para com o futuro do Paraná. Porém, a nossa maior expectativa agora é a chegada da vacina. E para a qual a Alep já destinou recursos”.
Em agosto de 2020, Traiano repassou R$ 100 milhões da Alep ao governador Ratinho Junior para a compra de doses.
Leia outras notícias no Portal RSN.