Há muito tempo, a velocidade máxima permitida nas proximidades do trevo de acesso a Laranjeiras do Sul é de 60 km/h. A novidade, a partir dos próximos dias, é que todos os motoristas que ultrapassarem esse limite serão multados – até agora somente os que levavam azar de serem flagrados por um radar móvel recebiam a punição.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a Ecocataratas irá instalar dois radares fotográficos fixos nas extremidades do trevo: um para aferir a velocidade de quem trafega no sentido leste/oeste e outro para quem viaja no sentido contrário.
Segundo a assessoria, o único ônus que irá incidir sobre o município é o do consumo de energia elétrica pelos equipamentos. As multas serão recolhidas em favor da Ecocataratas, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do estado do Paraná.
Entradas e saídas de vias vicinais serão obstruídas por guard-rails. O prefeito Berto Silva reapresentou uma reivindicação feita em 2007, quando solicitara apoio da concessionária para a reurbanização do canteiro entre a rodovia e a marginal que liga o centro da cidade à Vila das Palmeiras. Uma nova audiência deverá ser marcada para que o projeto prospere.