A Saúde de Guarapuava divulgou no fim da tarde dessa terça (12), que o município tem atualmente 705 casos ativos de covid-19, ou seja, com potencial de contaminar outras pessoas. Conforme os especialistas em saúde, cada pessoa contaminada pode transmitir a doença para outras seis pessoas, o que representa que os ativos em Guarapuava têm potencial para contaminar outras 4.230 pessoas.
Os dados da Secretaria Estadual de Saúde anunciou que em todo o Paraná são quase 120 mil pessoas com potencial de transmissão da covid-19, com base nos dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Este é o maior número desde o início da pandemia.
Conforme as informações, os primeiros casos confirmados no Estado ocorreram em 12 de março de 2020. Dez meses depois, o Paraná atingiu 480.128 diagnósticos da doença com mais de 8,8 mil mortes. Em Guarapuava, a primeira confirmação ocorreu em 26 de março. Atualmente, 5.550 casos já tiveram resultado positivo, sendo que 4.777 já se recuperaram. Somente nos 12 primeiros dias de 2021 já houve a confirmação de 821 casos no município, e ainda 10 mortes.
Porém, apesar do aumento de casos de pacientes que se recuperaram da doença, os ativos no Estado preocupa autoridades em relação ao futuro, já que cada contaminado – se não se isolar – pode transmitir a doença para outras pessoas.
Leia outras notícias no Portal RSN.