22/08/2023
Cotidiano

Último dia de primavera registra temperatura de 24°C

imagem-22441

Apesar da uma frente fria que se desloca pelo litoral da região Sul do Brasil se aproxima do estado do Paraná ao longo desta terça-feira (21), o verão começa oficialmente às 21h38 de hoje e vai até 20 de março de 2011.

Segundo informações do Instituto Tecnológico Simepar, órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, desde a primavera observa-se a influência do fenômeno La Niña no regime climático global que provoca as rápidas passagens de frentes frias pelo sul do Brasil, implicando em pancadas de chuva irregulares na distribuição espacial e com curta duração.  Em Guarapuava o céu se mantem nublado e há previsão de pancadas de chuvas com trovoadas até a noite.
A tendência das temperaturas para o trimestre é de que as mesmas fiquem acima da média histórica, o que favorece o desenvolvimento de áreas de instabilidade em pontos isolados de curta duração.

O período de chuva, porém, deve acabar. De acordo com o Simepar, a estação deverá ter estiagem por um longo período em diversos pontos do estado, porém, não se descarta a ocorrência de chuvas fortes (em alguns casos com potencial para ocasionar alagamentos), acompanhadas de incidência de raios e rajadas de ventos fortes.  Contudo, as pancadas de chuva ocorrerão de forma bastante irregular, tanto no tempo (eventos de curta duração) quanto na distribuição espacial (eventos em pontos isolados). 
A tendência das temperaturas para o trimestre (janeiro, fevereiro e março) é de que os termômetros registrem graus  acima da média histórica, o que favorece o desenvolvimento de áreas de instabilidade em pontos isolados de curta duração.
Em Guarapuava, o último dia da primavera está tendo clima abafado com temperatura entre 17°C e 24°C.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.