As 1.240 doses de vacinas recebidas pela Secretaria Municipal de Saúde serão suficientes para a imunização dos profissionais de saúde em atividade. A entrega ocorreu neste domingo (24).
De acordo com o anúncio feito pelo prefeito Celso Góes, no começo da tarde deste domingo (24), as doses se destinam aos profissionais do Instituto Virmond (Santa Tereza), Hospital São Vicente, Semmelweis (Entre Rios) e Caps 3 . “Com as doses que recebemos hoje e aquelas da primeira remessa [ 1.533] zeramos o núcleo ativo da saúde”. Entretanto, caso haja um residual os funcionários de clínicas e de outros estabelecimentos privados de saúde receberão a vacina.
Todavia, segundo a chefe da Vigilância Epidemiológica de Guarapuava, Chayane Andrade, uma reunião vai rever o plano. “Precisamos ver uma estratégia para vacinar também os funcionários da saúde que encontram-se afastados. Mas mesmo que estejam vacinados não voltarão à ativa antes de tomarem a segunda dose da vacina”.
O prefeito Celso Góes voltou a lembrar que o Plano de vacinação determinando os grupos prioritários é elaborado pelo Ministério de Saúde. Assim como é o MS que libera as doses para o Estado e este para os municípios.
TEMPO RECORDE
Além de Guarapuava outros 19 municípios também levaram as doses da vacina Oxford. Conforme a chefe da 5 Regional de Saúde, Elaine Harmuch, a entrega teve tempo recordo. “Começamos às 14 horas e às 15h todas as doses já estavam entregues”.
Leia outras notícias no Portal RSN