22/08/2023


Cotidiano Guarapuava Região

Agências do BB estarão fechadas nesta sexta em Guarapuava

Fecham por 24 horas também as agências de Prudentópolis e Laranjeiras do Sul. A paralisação é contra o plano de reestruturação do governo

banco do brasil oficial

Também fecham as agências do BB em Prudentóolis e Laranjeiras do Sul (Foto: arquivo/RSN)

Agências do Banco do Brasil em Guarapuava estarão fechadas nesta sexta (29). Portanto, estarão sem atendimento ao público as agência Portal do Lago e Centro. Entretanto, a paralisação atinge também as agências de Prudentópolis e Laranjeiras do Sul. De acordo com o presidente do Sindicato do Bancários em Guarapuava, Sandro Zanona, essa é uma decisão da assembleia virtual da categoria reunida na segunda (25).

Conforme Zanona, a paralisação se posiciona contra a reestruturação anunciada recentemente pela direção do banco. Segundo o sindicalista, essa ação levará à precarização do atendimento à população, ao aumento do desemprego e à retirada de função de bancários.

‘DESMONTE’

A iniciativa da direção do BB prevê a demissão de cinco mil trabalhadores e o fechamento ou mudança de perfil de 361 agências. Em Guarapuava, por exemplo, a agência Portal do Lago deixará de existir. “Além de prejudicar o atendimento à população, principalmente de pequenas cidades, o pacote de mudanças também ataca os funcionários e funcionárias. Bancários há anos com a função de caixa terão a comissão retirada. Isso representa uma redução salarial drástica”. Assim sendo, uma das principais críticas dos trabalhadores é a redução salarial de até 40%

Entretanto, a alegação dos sindicatos paira sobre a falta de debate entre a diretoria e os sindicatos. Todavia a reação à reestruturação vem crescendo desde o anúncio, no último dia 11. Na semana passada, dia 21, houve um Dia Nacional de Luta contra a Reestruturação, que mobilizou funcionários em todo o Brasil.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo