O Paraná recebeu mais 18 pacientes com covid-19 vindos de Amazonas, e agora conta com 31 amazonenses na rede de atendimento hospitalar. O voo da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou 1h30 desta terça (2) no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Logo em seguida, ambulâncias do Samu fizeram o transporte dos pacientes até o Hospital do Rocio em Campo Largo.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o Governo do Estado recebeu apoio das prefeituras de Campo Largo, Fazenda Rio Grande e Pinhais. A última transferência ocorreu às 4h. No domingo (31), o Paraná recebeu os primeiros pacientes vindos do Norte do Brasil.
Com idades entre 22 e 74 anos, os pacientes vem de várias unidades de saúde do Amazonas. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, eles serão internados em leitos de enfermaria. Entretanto em caso de piora, vão para Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Desse modo, o Governo do Paraná se colocou à disposição para prestar assistência em saúde aos pacientes do Amazonas, que passa por dificuldades no enfrentamento ao coronavírus. Principalmente em relação a acesso a oxigênio, fundamental para tratamento nas UTIs.
AMAZONAS
Conforme a Agência Estadual, até o momento, 432 pacientes estão em tratamento em unidades de saúde de outros estados. Já receberam pacientes do Amazonas: Teresina (PI), São Luís (MA), Brasília (DF), João Pessoa (PB) e Natal (RN). Além de Goiânia (GO), Belém (PA), Maceió (AL), Vitória (ES), Recife (PE), Uberaba (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Palmas (TO), Porto Alegre (RS) e Rio Branco e Cruzeiro do Sul (AC).
As transferências tiveram início no último dia 15 de janeiro e chegaram a 18 dias com deslocamentos diários com aviões da FAB. Conforme o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, a “prioridade zero” para equilibrar o atendimento na rede hospitalar de Manaus é transferir cerca de 1,5 mil pacientes de covid-19 para outros estados.
Leia outras notícias no Portal RSN.