22/08/2023
Educação Guarapuava

Concurso Engenhocas Tecnológicas é atração na Faculdade Guarapuava

O concurso premia ideias inovadoras de alunos do Ensino Médio. E incentiva os estudantes a desenvolverem ações que melhorem o cotidiano

FOTO DE CAPA

Concurso Engenhocas Tecnológicas é atração na Faculdade Guarapuava (Foto: Ascom/Faculdade Guarapuava)

(*Da Assessoria)

No mundo das invenções e inovações as ideias surgem a todo momento. Às vezes elas ocorrem de forma estruturada, por meio de projetos, e em outras situações podem surgir de forma repentina. O resultado desses estudos se traduz naquilo que se denomina de “engenhocas”.

Na Faculdade Guarapuava, o curso de Engenharia Elétrica realiza anualmente um evento que reúne inúmeras engenhocas desenvolvidas por alunos do ensino médio. De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Edson Schultz, o objetivo do evento é incentivar os alunos a desenvolver dispositivos ou ações que contribuam para a melhoria do cotidiano das pessoas em suas atividades particulares e profissionais. Ao final dos trabalhos é concedida uma premiação aos projetos considerados mais inovadores.

Mesmo diante dos problemas enfrentados com a pandemia, a ano de 2020 foi bastante produtivo e a quantidade de projetos desenvolvidos surpreendeu tanto em relação ao expressivo número de participantes quanto à qualidade dos trabalhos apresentados. “Nós temos uma comunidade engajada nas soluções de problemas sociais por meio do desenvolvimento de tecnologias criadas através de estudos e pesquisas de qualidade”, afirma o diretor geral da Faculdade Guarapuava, Leonardo de Mattos Leão.

(Foto: Ascom/Faculdade Guarapuava)

No último dia 25 de janeiro, em evento realizado na instituição, foram divulgados os resultados da premiação dos projetos apresentados. Como Projeto Destaque, o vencedor foi o aluno do Colégio Estadual Carneiro Martins, Remy César Ruszki, que desenvolveu uma coladeira. Este mesmo projeto conquistou também o 3º lugar entre os projetos classificados.

(Foto: Ascom/Faculdade Guarapuava)

Os projetos vencedores foram: Em 1º lugar, o biodigestor caseiro, desenvolvido pelas alunas do Colégio Estadual de Segredo, Larissa Zemolin Capra e Maiara da Silva Siqueira.

(Foto: Ascom/Faculdade Guarapuava)

O 2º lugar foi conquistado pelo projeto “Avaliação do espectro de fontes de luz por meio de um espectroscópio caseiro”, apresentado pelos estudantes Roberta Milczwski e Gabriel Cortes Pires Leopolski, do Colégio Aliança.

(Foto: Ascom/Faculdade Guarapuava)

O Vestibular para o curso de Engenharia Elétrica é on-line e gratuito. Acesse o site.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.