O ecossistema de inovação tecnológica centralizado no Cilla Tech Park continua atraindo prefeitos de municípios da Região. De acordo com o diretor-executivo do Cilla, Paulino Lorenzo, em busca do conceito e da ‘expertise’ em diversos setores da administração pública, nesta sexta (12) estiveram no bairro planejado ‘Cidade dos Lagos’, os prefeitos de Inácio Martins, Junior Belato, e de Imbituva, Celso Kubaski. Além de uma equipe da Prefeitura de Irati como, por exemplo, o secretário de Planejamento, João Almeida Junior.
Considerado o município mais alto do Paraná, com 1. 205 metros de altitude, Inácio Martins quer ser reconhecido como ‘Região Serrana’, segundo prefeito. Essa e outras demandas encontram no Cilla Tech Park a parceria perfeita para desenvolver o município.
SURPREENDENTE
Os programas e projetos encontrados no Cilla Tech Park surpreenderam o prefeito de Imbituva, Celso Kubaski. “A primeira impressão é ótima, me surpreendeu como prefeito e como cidadão”. De acordo com o prefeito, Imbituva possui várias demandas em diversos segmentos. “Nosso município é abençoado. A agricultura familiar é muito forte. Temos 1,2 mil famílias que sobrevivem da fumicultura. Mas o maior gerador de emprego são as fábricas de calçados de segurança”. Conforme o prefeito, porém, há falta de mão-de-obra qualificada. E é essa ‘expertise’ que ele busca junto ao Cilla Tech Park.
Entretanto, Irati envia uma comitiva de técnicos pela segunda vez a Guarapuava, focada na experiência em inovação tecnológica. De acordo com o secretário de Planejamento, João Almeida Júnior, Irati já firmou parceria com a Cilla Tech Park. “Estou aqui para buscar esse estreitamento com a academia”. Conforme o secretário, já existe uma parceria com uma empresa de Irati que é Fobras, a terceira maior da América Latina na produção de caixas de fósforos. Todavia, temos outras empresas que precisam de tecnologia. De acordo com João, a intenção é melhor a qualidade e evitar o desperdício de material.
Leia outras notícias no Portal RSN.