Derbli busca parceria com o Cilla Tech Park para inovar economia de Irati

Irati se volta à tecnologia e inovação para fomentar o empreendedorismo e gerar empregos, diz o prefeito Jorge Derbli

Derbli busca parceria com o Cilla Tech Park para inovar economia de Irati(Foto: Cristina Esteche/RSN)

Mais uma vez Guarapuava se torna referência para municípios paranaenses. Atraídos pelo conceito do Cilla Tech Park, ecossistema de inovação tecnológica, uma comitiva de Irati passou a manhã desta sexta (27) na bairro planejado ‘Cidade dos Lagos’. Liderada pelo prefeito reeleito Jorge Derbli (PSDB), a equipe contou com o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Irati, Oscar Muchau, e com o empresário de comunicação, Nilton Pabis. Também participaram professores da Unicentro e do campus da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR).

De acordo com o prefeito, Irati possui cerca de 61 mil habitantes e se ressente com a falta de vagas de empregos. Com um parque industrial saturado, sem a infraestrutura básica necessária, a meta de Derbli é buscar alternativas inovadoras. “Irati entra num conceito de buscar novas ideias em busca da geração de empregos. Não podemos mais pensar em grandes indústrias, pois estas já estão em Ponta Grossa. Então a nossa ideia é investir em micro e pequenos empreendimentos, mas com inovação tecnológica. Estamos em busca desta solução”.

Entretanto, segundo Derbli, a busca por essa orientação ‘estaciona’ no Cilla Tech Park.

Aqui encontramos a expertise que estávamos procurando. Estou impressionado com as coisas que estão acontecendo aqui. Pois aqui tem saúde, educação, moradia, qualidade de vida, dentro de um conceito aberto a todos.

“IRATI QUER ESTAR DENTRO”

Oscar, Jorge Derbli e Paulino Lorenzo (Foto: Cristina Esteche/RSN)

Conforme o empresário Oscar Muchau, Irati vive um momento em que busca se consolidar com o polo de educacional da Região Centro do Sul do Paraná. Assim sendo, polos de cursos de centros de universitários de Guarapuava se instalam na cidade. Além disso, a Unicentro também mantém um campus no município. “Agora o nosso momento será centralizado em três pilares de indústrias limpas: saúde, educação e TI. E o Cilla Tech Park vem de encontro a tudo isso”.

De acordo com o diretor-executivo do CTP, Paulino Lorenzo, um novo encontro já ficou agendado. “Uma equipe do CTP irá a Irati nos próximos dias para ver as demandas e dar continuidade à parceria”. Assim, o prefeito confirma o intercâmbio entre os dois municípios.

Vamos criar um grupo para participar ativamente do projeto, trazendo as nossas demandas. Em breve tudo isso será será referência para o Paraná e Irati quer estar dentro.

“GRANDE HONRA”

Conforme o empresário Odacir Antonelli, é uma  honra receber o prefeito Derbli, visitando a Cidade dos Lagos. De acordo com Odacir,  “será uma honra para o Cilla Tech Park ter a Cidade Irmã de Irati fazendo parte do nosso projeto. Podemos encontrar muito mais soluções tecnológicas para toda a Região. Vamos com certeza zelar por mais essa parceria”.

 

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

INÍCIO DE MANDADO

Primeira sessão ordinária da Câmara ainda não tem dia definido

MILITARIZAÇÃO

Deputados aprovam alterações no programa Colégios Cívico-Militares

LUTO

Morre o ex-deputado Algaci Tulio, mais uma vítima da covid-19

Comentários