Em Foz do Iguaçu, na manhã desta quinta (25), o presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento otimista em relação ao general Joaquim Silva e Luna. De acordo com o presidente, com o general na presidência a estatal terá nova dinâmica.
O convite que fizemos ao senhor general Silva e Luna para presidir a Petrobras visa uma nova dinâmica àquela empresa. E nesse momento eu agradeço a ele por ter aceitado esse convite. E pode ter certeza que todos aqueles que dependem do produto da Petrobras vão se surpreender positivamente com seu trabalho quando ele lá assumir.
Conforme lembrou Bolsonaro, Silva e Luna recebeu a indicação para comandar a petroleira já na semana passada. Entretanto, ele está à frente da Petrobras, desde fevereiro de 2019, como diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional. Todavia o nome do general deverá ser aprovado pelo conselho da empresa.
A intervenção de Bolsonaro na política de preços dos combustíveis, fez as ações da petroleira despencarem nesta semana. Outro fato que sacudiu o mercado financeiro de ações foi a demissão do presidente da estatal Roberto Castello Branco. Além disso, entre a sexta (19) e a segunda (22), a Petrobras perdeu R$ 100 bilhões em valor de mercado. Porém, voltaram reagiram no dia seguinte.
Esta é a quinta vez que o presidente vai a Foz onde participou do lançamento de revitalização do sistema de Furnas. De acordo com a Itaipu, essa revitalização é essencial para reforçar a segurança energética do Brasil para as próximas décadas. É que o sistema Furnas opera há 36 anos e está no fim da vida útil.
O investimento será de cerca de R$ 1 bilhão, com aporte da margem brasileira da usina nos próximos cinco anos. Além disso, houve a assinatura do plano expansão de energia. Esse documento é publicado anualmente pelo Ministério de Minas e Energia para o planejamento das políticas públicas do governo.
Leia outras notícias no Portal RSN.