Desde o anúncio das medidas restritivas determinadas pelo decreto 8543/2021, a fiscalização está rigorosa para impedir o descumprimento da lei. E até essa terça (2), 14 estabelecimentos de Guarapuava receberam multa de R$ 5 mil. Entre eles estão, lojas de departamentos, bares e lanchonete com consumo no local, inclusive a descoberta de uma festa clandestina no fim de semana.
De acordo com o coordenador da fiscalização da covid-19, Daniel Frahm, toda a cidade e os Distritos estão sendo vistoriados. “Pedimos para que os guarapuavanos estejam atentos e nos notifiquem se souberem de eventos, bares, comércio que infrinjam o decreto. Se houver dúvidas, a Prefeitura estará respondendo pelo WhatsApp no número (42) 9 8425-8171”.
Conforme a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, a fiscalização tem mais de 50 servidores nas ruas em 10 equipes, cada uma com um fiscal habilitado. Entretanto, as fiscalizações também ocorrem por meio das denúncias que chegam pelo canal da Ouvidoria. Desde que o decreto entrou em vigor até agora, a ouvidoria já recebeu 180 denúncias.
DENÚNCIAS
A maior parte das reclamações são sobre estabelecimentos como conveniências, lojas, cabeleireiros, que apresentam algum tipo de irregularidade. “Em uma das abordagens, um fiscal já foi desacatado e agredido. Seguimos com as vitorias, as restrições são para o bem da saúde pública”.
De acordo com a Secom, a nova legislação entrou em vigor no sábado (27), e as determinações acatam o decreto estadual para conter o avanço da covid-19. Por fim, para denúncias, envie mensagem para o WhatsApp (42) 9 8403-2134. Dessa forma, se preferir, ligue 156 ou acesse a Ouvidoria on-line, clicando aqui.
Leia outras notícias no Portal RSN.