Os cães da Polícia Militar têm sido importantes aliados no processo de apreensão de drogas. Durante a Operação Verão Consciente, os cães Hórus e Argos se destacaram no auxílio aos policiais na apreensão de entorpecentes.
De acordo com os dados da PM, entre os dias 10 de dezembro de 2020 e 26 de fevereiro de 2021, no decorrer do Verão Consciente, a dupla canina esteve presente em 39 situações de apreensão de substâncias entorpecentes, que resultaram no encaminhamento de 46 pessoas.
A principal vantagem do uso de cães nas operações é que, por conta do faro apurado, eles conseguem indicar as drogas camufladas com precisão.
Conforme o tenente-coronel Wellenton Joserli Selmer, comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária, os cães são uma ferramenta de filtro nas operações policiais.
“Ganhamos muito tempo com a precisão deles, que resulta na preservação da privacidade das pessoas, evitando assim a necessidade de realizar uma verificação manual, pois o cão vai direto ao ponto”.
RESULTADOS
Assim, as equipes de canil se revezaram em três postos que dão acesso ao Litoral: em Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos. Nestes locais os policiais paravam veículos e ônibus de viagem para fazer as verificações de praxe.
De acordo com a PM, houve um aumento de usuários e traficantes utilizando ônibus para trazer droga para o litoral. Por fim, as fiscalizações apreenderam 651 gramas de maconha, 16 gramas de cocaína, dois lança-perfumes e 11 comprimidos de ecstasy.
Leia outras notícias no Portal RSN.