O pequeno comerciante João Nevir Klemes, o Nivo, é testemunha ocular da transformação da Vila Borges, em Inácio Martins. Isso porque, há 11 anos, diariamente, ele deixa a casa onde mora no Centro, para trabalhar na mercearia da qual é proprietário. De acordo com Nivo, falar do passado da Vila é como ver um filme. “Aqui era um lugar muito violento, discriminado. Não tinha nada. Havia uma rapaziada malandra, cacos de vidro na rua. A vila era mal falada e perigosa”.
Conforme Nivo, apesar de tudo isso ele decidiu investir na vila porque ali não havia comércio. “Vi a oportunidade, decidi enfrentar e estou aqui até hoje”. Entretanto, a falta de infraestrutura agora ficou no passado. É que um projeto de regularização fundiária garantirá a propriedade aos moradores. Trata-se do ‘Moral Legal’ em parceria com o Governo do Estado. De acordo com o prefeito Junior Benato ainda neste mês 240 famílias terão em mãos o documento do imóvel. “Está tudo pronto no cartório e vamos entregar em breve”.
INFRAESTRUTURA
Todavia, outras melhorias mudaram o visual da Vila Borges. Entretanto, a pavimentação asfáltica, antecedida pela rede de esgoto, calçadas, meio-fio, deram qualidade de vida aos moradores. “Tudo mudou muito por aqui. O nosso comércio está valorizado”, disse Nivo.
“Eu nasci e fui criado aqui na vila e também vejo as mudanças em tudo. Eu saí da vila, mais minha mãe ainda mora aqui”. Todavia, trabalhando na Prefeitura e agora morando em outro lugar, Tiago, sempre volta à vila. “Antes eu não gostava de morar aqui, mas agora tenho orgulho da vila onde nasci”.
Leia outras notícias no Portal RSN.