Na linha de frente: relatos de enfermeiras marcam o Dia da Mulher (Foto: Reprodução/Pixabay)
Em 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher e neste ano, o Portal RSN conversou com enfermeiras que seguem na linha de frente de enfrentamento à covid-19. Medos e incertezas acompanham as profissionais de saúde diariamente. Além dos desafios, a força e as aptidões femininas fazem toda a diferença no cuidado com as pessoas e na nobre missão de salvar vidas.
Conforme estudo feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a categoria, predominantemente feminina, representa 60% da força de trabalho na saúde, bem como do Sistema Único de Saúde.
Uma delas é Michele Teixeira, que atua como enfermeira há 11 anos em Guarapuava. Como profissional de saúde, Michele está na linha de frente encarando o vírus olho no olho. São pacientes recuperados e pessoas perdendo a vida. Para ela superar a situação que o Brasil, e o mundo, seguem vivendo anda junto ao medo de estar infectada ou contaminar alguém da família.
Mas, eu vejo que sempre sonhei em ser enfermeira e para mim a mulher já nasce com esse dom de cuidar. Então, eu me sinto privilegiada e feliz nessa profissão. Nossa classe sabe que devemos defender as mulheres, seus direitos e aplaudir cada conquista. Seguimos lutando.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Chayane Andrade, coordenadora da Campanha de Vacinação, relata a importância dos profissionais de saúde neste momento tão delicado. Assim como Michele, Chayane compreende que o medo anda ao lado da esperança. “Todos nós temos medo por nossos familiares e amigos. A cada dia que passa renovamos a importância de estarmos na linha de frente nesta pandemia. Mas, eu sinto uma falta de empatia das pessoas, que não compreenderam que a saúde das pessoas que amamos depende das nossas condutas”.
LUTA DIÁRIA
Há 10 anos atuando como enfermeira, Danieli Dotti, reconhece que na profissão é possível olhar as pessoas de uma nova forma, pensando sempre no bem e na melhoria de vida. “Principalmente nesse momento de pandemia, nós precisamos ter muito cuidado e exercer nosso trabalho da melhor forma possível. Tenho muito orgulho de ser enfermeira, essa profissão tão importante que se mostrou ainda mais importante neste último ano”.
Por fim, o Portal RSN deseja um feliz Dia da Mulher para todas as mulheres.
Pra descrever uma mulher não é do jeito que quiser. Primeiro tem que ser sensível, se não, é impossível. Quem ver, por fora, não vai ver por dentro o que ela é. É um risco tentar resumir. Mulher…
Elba Ramalho
Leia outras notícias no Portal RSN.