22/08/2023
Cotidiano

Mérito do CREACREA-PR com novos conselheiros

Na próxima segunda-feira (11), às 19h, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR) realiza a solenidade de Renovação do Terço dos conselheiros que compõem as Câmaras Especializadas da entidade. O evento será promovido no Piso Portinari do Estação Convention Center. Após a cerimônia, será entregue o prêmio Mérito do CREA-PR aos profissionais que se destacaram em 2010. Entre os homenageados estão dois ponta-grossenses: os engenheiros civis Emílio Hoffmann Gomes e Diamantino Conrado de Campos (in memoriam).
Para a cerimônia foram convidados diversas autoridades do Estado, bem como representantes de oito instituições de ensino e 24 entidades de classe, cujos membros passam a integrar as Câmaras do CREA-PR, que atualmente estão divididas nas áreas de Agronomia, Arquitetura, Geologia e Engenharia de Minas e Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica e Metalúrgica e Química.
Homenageados
Nascido em 19 de julho de 1925, Emilio Hoffmann Gomes graduou-se em Engenharia Civil em 1949 pela Faculdade de Engenharia do Paraná. Iniciou sua vida profissional como engenheiro do Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado. Mais tarde, em 1961, atraído pela política, filiou-se ao Partido Democrata Cristão e foi eleito e reeleito duas vezes como deputado federal pelo Paraná, tendo ocupado cargos na comissão executiva da Câmara Federal, participado ativamente nas comissões técnicas e representado o Brasil em reuniões plenárias do Parlamento Latino-Americano. Em 1973 ocupou o cargo de Governador do Paraná.
No ano de 2008 recebeu os títulos de “Engenheiro do Ano” do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e de “Engenheiro do Ano do Brasil” da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (FEBRAE). Atualmente, aos 85 anos de idade, é um dos coordenadores do Banco de Idéias do IEP, um colegiado de veteranos engenheiros que se reúne semanalmente para discutir e propor, em caráter voluntário, uma série de projetos para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil.
Também será homenageado o engenheiro civil Diamantino Conrado de Campos, falecido no ano passado. Campos formou-se em engenharia em 1949. Inicialmente atuou no Departamento de Geografia, Terras e Colonização, assumindo também chefias de outros órgãos públicos. Foi ainda professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Em 1945 criou um dos primeiros cursinhos pré-vestibulares do Paraná, o Pedro II. Foi também diretor-orador do IEP, Conselheiro do CREA-PR e sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Cartografia.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.