O Governo do Estado do Paraná lançou Chamada Pública para concessão de 20 bolsas de extensão para profissionais da área da Saúde. Os bolsistas vão contribuir para ampliar a capacidade de pesquisas de diagnóstico molecular do novo coronavírus. Além disso, ajudar no suporte nos processos de testagem de amostras de pacientes para confirmação dos casos de covid-19.
Conforme a Agência Estadual de Notícias, para este novo programa serão destinados R$ 160 mil para custear 20 vinte bolsas de extensão. Cada bolsa terá valor de R$ 2 mil mensais, com duração de até quatro meses. Entretanto, existe possibilidade de prorrogação por iguais e sucessivos períodos. A carga horária é de 36 horas semanais.
FORMAÇÃO
Os profissionais devem ter graduação em um dos seguintes cursos: Biologia, Biomedicina, Farmácia, Medicina Veterinária e Química. Ou ainda, formação superior em áreas afins, tais como: Análises Clínicas, Bioquímica, Bioprocessos, Biotecnologia, Genética e Microbiologia.
Após seleção, os bolsistas deverão apresentar documentação comprobatória de formação e de situação regular junto ao respectivo Conselho Profissional. Após a finalização do programa, os bolsistas receberão certificado.
De acordo com as informações, as atividades ocorrerão em laboratórios de 10 instituições de ensino superior paranaenses estaduais e federais, que integram a Rede Paranaense de Diagnóstico Molecular de SARS-CoV-2.
UNIVERSIDADES
A indicação dos bolsistas ocorre a critério das pró-reitorias de Extensão das instituições de ensino superior, que têm até esta quarta (10) para submissão das propostas. No entanto, o processo será on-line, sem a necessidade de envio de documentos impressos.
Assim, a contratação já poderá ocorrer a partir de sexta (12), desde que não haja nenhuma pendência de documentos. Já o início das atividades ficará a critério de cada instituição de ensino. Conforme a Agência, o programa contempla as universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), Unioeste, com sede em Cascavel, Unicentro em Guarapuava e a do Norte do Paraná (UENP), em Jacarezinho.
Por fim, também compõem a Rede Paranaense de Diagnóstico Molecular de SARS-CoV-2 a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), ambas com sede em Curitiba. Além disso, a Universidade Federal Latino Americana (Unila), sediada em Foz do Iguaçu e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com campus nas cidades de Realeza e Laranjeiras do Sul.
Leia outras notícias no Portal RSN.