O Paraná registrou nessa quarta (17), a primeira reinfecção para o vírus Sars CoV-2. A confirmação veio pela Secretaria de Estado da Saúde. Assim, uma mulher de 39 anos, residente em Curitiba, teve a primeira amostra coletada no dia 15 de junho de 2020. A segunda ocorreu em 24 de fevereiro de 2021. E a paciente positivou para a infecção nas duas ocasiões.
O sequenciamento genômico do vírus ocorreu na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. O caso de reinfecção teve a primeira confirmação para a linhagem B.1.1.28 (entre as primeiras que circularam no ano passado) e a segunda para a P.2 (variante da B.1.1.28). De acordo com a Agência Estadual de Notícias, os resultados tiveram intervalo de 254 dias. Conforme protocolos do Ministério da Saúde, após três meses pela infecção do mesmo vírus ou suas derivações o caso é de reinfecção.
COVID-19 AVANÇA
De acordo com o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, o vírus está em franca e comunitária transmissão. “Por isso, temos que continuar com os cuidados, mantendo a etiqueta respiratória, usando máscara e higienizando as mãos. Evitar sair de casa, aglomerações, mesmo quem já tomou a vacina”.
Conforme a Sesa, houve ainda 10 novos casos da variante P.1 (Amazonas) e um caso da variante B.1.1.7 (Reino Unido). Por fim, ao todo, o Paraná já confirmou 43 casos da variante P.1 e três casos da variante B.1.1.7. Todos os casos permanecem em investigação epidemiológica.
Leia outras notícias no Portal RSN.