A Secretaria de Comunicação da prefeitura de Irati informou na tarde desta segunda (22) que está em busca de vagas nos hospitais particulares, para atender a demanda de pacientes com covid-19. De acordo com as informações, as unidades de saúde foram procuradas formalmente pelo Município.
Ainda de acordo com as informações, na justificativa, entregue a cada Instituição Médico-Hospitalar, a prefeitura destaca a superlotação na Santa Casa. Esta é a única unidade hospitalar com atendimento à doença pelo SUS. Desse modo, o ofício salienta também que está pretendida locação de leitos que inclui serviços médicos. E ainda de enfermagem, exames laboratoriais e de imagem, medicamentos e insumos necessários aos pacientes, igualmente custeados pelo Município.
A Secom informou que ao menos uma instituição respondeu até o momento. Conforme a Secretaria no retorno, a instituição, que não foi identificada, justificou que: “Pelo seu perfil de atendimento, não se encontra adequadamente capacitada. Tanto em função de estrutura física quanto em recursos humanos, para ofertar leitos para atendimento desta enfermidade. Mesmo que em caráter particular”. A direção do hospital, entretanto, se propôs a colaborar oportunamente de alguma outra maneira.
AGRAVAMENTO DA DOENÇA
Na semana passada a provedoria da Santa Casa de Irati, única unidade hospitalar com atendimento exclusivo pelo SUS no município, lamentou o avanço da doença e afirmou que seria necessário fazer uma triagem sobre quem deveria receber atendimento. O critério utilizado no momento seria quem tivesse a maior chance de viver.
MAIS UMA MORTE
Ainda nesta tarde a Saúde de Irati confirmou mais uma morte em decorrência da doença. Conforme as informações, 48 pacientes já perderam a vida município. A vítima desta segunda (22), é uma mulher de 66 anos que estava internada na Santa Casa desde o dia 14 de março.
Leia outras notícias no Portal RSN.