22/08/2023


Paraná Política Saúde

Deputados debatem a compra da vacina Sputnik V no Paraná

De acordo com a Alep, nesta segunda (22)  houve uma reunião de deputados com o secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas

vacina

Deputados dizem que a compra seria pelo  Fundo de Investimento Direto da Rússia (Foto: Alep)

Deputados estaduais, federais e prefeitos do Paraná iniciaram a semana debatendo a possibilidade de compra de doses da vacina Sputnik V. Essa aquisição seria pelo Fundo de Investimento Direto da Rússia (RDIF).

De acordo com a Assembleia Legislativa do Paraná, nesta segunda (22)  houve uma reunião com o secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, com o objetivo de articular junto ao Consórcio Paraná Saúde a compra de doses contra a covid-19. Conforme a Alep, o Consórcio Paraná Saúde é composto por municípios com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Entretanto, o encontro de hoje (22) teve a articulação da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT). Conforme Gabas, o Fundo Russo teria disponibilidade de fornecer ao Brasil 13 milhões de doses da vacina Sputnik V. Além das 37 milhões de doses adquiridas por meio do consórcio de governadores do Nordeste.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), que participou do encontro, destacou a importância da participação do Consórcio Paraná Saúde nas negociações com fornecedores de vacinas. Para ele, este seria o instrumento mais adequado para tratar da compra de imunizantes. Segundo o deputado, o orçamento do Estado dispõe de R$ 200 milhões para a compra de vacinas, incluindo R$ 100 milhões disponibilizados pela Assembleia Legislativa.

“DESESPERO TOTAL”

De acordo com Romanelli,  há a necessidade de organização e de cuidados no processo de compra de vacinas por parte de prefeitos. Isso para que não haja problemas nas negociações e entregas de doses. “Há um desespero geral para acesso à vacina e isso é natural, mas tem que ter muito cuidado”. Todavia admite que Gabas trouxe informações relevantes sobre o processo de compra.

O coordenador da Frente Parlamentar do coronavírus da Alep, Michele Caputo (PSDB) disse que a compra de vacinas é um assunto que o grupo de deputados vem discutindo desde o ano passado. Nesta terça (23), uma nova reunião da Frente debaterá o assunto com o Consórcio Paraná Saúde.

No encontro desta terça-feira, a Frente Parlamentar do coronavírus também contará com a participação da vice-diretora da Organização Mundial da Saúde (OMS) para vacinas e medicamentos, Mariângela Simão. Também serão apresentados os primeiros resultados sobre a vacinação no país, pela Sociedade Brasileira de Imunização.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo