22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Paraná

Bryan tem doença rara e precisa de cadeira de rodas e colchão

Para arrecadar, a mãe de Bryan abriu uma 'vaquinha virtual' e pede a colaboração de pessoas solidárias para amenizar as dores do filho

bryan1

Bryan precisa de ajuda (Foto: Arquivo familiar)

O desespero de uma mãe para melhorar as condições do filho doente fez com que Franciely Passareli entrasse em contato com o Portal RSN. Ela é mãe de Bryan, jovem de 18 anos que nasceu com a Síndrome de Klinifelter, doença rara que afeta os homens. Para comprar uma cadeira de rodas adaptada e um colchão que amenizem a dor que o filho sente, Franciely criou uma ‘vakinha virtual’.  “Esses produtos são caros e fogem das minhas condições financeiras. Por isso, estou pedido ajuda para poder proporcionar ao meu filho que ele tanto precisa”.

De acordo com Franciely, Bryan nasceu em Guarapuava. Entretanto, aos cinco meses de idade começou a batalha da família. “Tive que vir a Curitiba consultar. E aqui descobri que ele tinha a síndrome de Klinifelter. Então começou a maratona de médicos”. Todavia, aos três de idade, Bryan começou a ter epilepsia grave. Infelizmente ele não anda, não come sozinho. Precisa de uma pessoa 100% por dia e noite, pois é totalmente dependente.

“Aí de tantas vindas e idas de Guarapuava para Curitiba com o micro ônibus da Saúde, como ele foi crescendo, ficou mais complicado fazer viagens com ele. Era só eu e ele. Cada vez mais pesado, crescendo, eu não estava dando mais conta. Então me mudei para Curitiba”.

PROBLEMAS AGRAVADOS

Entretanto, os problemas de saúde de Bryan aumentaram. Conforme a mãe, o filho teve osteocondromatose múltipla, passou por cirurgia, e então começou com fragilidade óssea. Além de tudo isso, ele tem bronquite asmática.

“Desse jeito já são 18 anos de correria em médicos pois ele sempre está doentinho e precisando de muito cuidados. Ele faz uso de muitas medicações como: Topiramato, Respiridona, Frisium, Gardenal, Exitaloplan, Montelucaste, vitamina D, cálcio, Quitiapina, Vesicare, Lactolona, bombinhas quando ataca a bronquite”.

De acordo com a mãe, ele também usa fraldas. Então com todos esses gastos e fora os antibióticos que tem tomado mês a mês, Franciely disse que não dá conta de comprar o colchão e a cadeira. “Pesquisei com médicos e fisioterapeutas e hoje é o que ele precisa para aliviar as dores que ele sente”.

SERVIÇO

Para quem quiser contribuir, seguem os dados:

Caixa Econômica Federal
Agência 0369
Conta poupança 013
Conta 32622-3

Franciely Passareli
Pix caixa 05272352963
Pix Itaú 41996190778

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.