22/08/2023
Guarapuava Paraná Saúde

Paraná distribui vacinas e Guarapuava recebe 3.190 doses neste sábado

Governador inicia campanha para vacinar de domingo a domingo. Além de vacinas, Sesa envia kit intubação para os municípios

vacina

Governador envia vacinas para o Paraná (Foto: AEN)

A 5ª Regional de Saúde recebe na noite desta sexta (26) mais 9.650 doses de vacina que serão distribuídas entre 22 municípios. De acordo a chefe da 5 Regional, Eliane Harmuch, as doses estarão nos municípios já no sábado (27) pela manhã. Conforme Eliane, Guarapuava terá a direito a 3.190 doses.

A Secretaria de Estado da Saúde adotou novamente a mesma estratégia de vacinação do Ministério da Saúde. Ou seja, aumenta a população vacinada pela primeira dose. A expectativa é que, com o aumento da produção de doses das vacinas no país, o Ministério envie novas remessas. Estas se referem às segundas doses dentro do prazo recomendado pelas fabricante.

Conforme a Sesa, com a nova remessa do Ministério da Saúde, o Paraná começa a campanha de imunização para idosos acima de 65 anos. Dessa forma, entrando em mais uma faixa etária do grupo prioritário. Assim, serão 226.770 doses distribuídas nesta sexta (26) para as 22 Regionais de Saúde. Dessas 188.800 da Coronavac, desenvolvida pelo Butantan e pela Sinovac, e 37.910 da vacina de Oxford/AstraZeneca com a Fiocruz. Entretanto, das 38.600 doses desta vacina recebidas pelo Paraná, parte pequena destina-se à reserva técnica.

DE DOMINGO A DOMINGO

Assim, segundo a Saúde, o volume do Paraná dará conta para a primeira dose em 6.060 quilombolas, 70.715 idosos de 70 a 74 e 103.078. Assim como para os que têm entre 65 e 69 anos. Entretanto, a remessa da Oxford/AstraZeneca destina-se a 3.110 quilombolas e 33.197 idosos entre 65 e 69 anos. De acordo com a Sesa, as doses serão fundamentais para a campanha de imunização de domingo a domingo, lançada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). O Estado já recebeu 1.727.850 doses e há expectativa de envios semanais de, pelo menos, 300 mil a partir de abril, com a produção nacional da Fiocruz e do Butantan.

“Estamos trabalhando com o Governo Federal para acelerar a vacinação. Queremos ter um cronograma mais organizado. Mas estamos mobilizando também as prefeituras. Queremos imunizar os idosos até o fim de abril e, em breve,  imunizar profissionais de educação, o que permitirá um retorno seguro das aulas, e da segurança pública”, afirmou Ratinho Junior.

“As secretarias municipais de saúde estão preparadas para aumentar a velocidade da vacinação. Temos capacidade de vacinar entre 150 mil e 200 mil pessoas por dia no Paraná”, endossou o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

TABELA DA 15ª REGIONAL

KIT INTUBAÇÃO

A Secretaria de Estado da Saúde também distribui a partir desta sexta (26) cerca de 100 mil unidades de medicamentos analgésicos. Além de  bloqueadores neuromusculares que integram o chamado kit intubação. Conforme a previsão é concluir a distribuição já no sábado (27).

De acordo com a Sesa, serão enviadas 80 mil unidades do analgésico Fentanil a todo o Paraná. São 60 mil ampolas destinadas a 63 hospitais que atendem covid-19 e 20 mil unidades enviadas para municípios. Os medicamentos adquiridos pela Secretaria de Saúde são encaminhados às regionais, juntamente com o novo lote de vacina que chegou ao Estado. No sábado (27), a secretaria envia 19 mil unidades do bloqueador neuromuscular Rocurônio, encaminhadas ao Estado através do Ministério da Saúde.

Conforme a Saúde, também 12 respiradores e 12 monitores já estão no Hospital da Polícia Militar. Os respiradores têm origem no Ministério da Saúde. Os monitores, por sua vez, são uma doação da empresa Mondelēz Brasil.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.