22/08/2023
Cotidiano Região Saúde

Municípios da 5ª Regional de Saúde já somam 384 mortes por covid-19

Considerando o tamanho da população, o maior percentual de mortes é de Foz do Jordão. Guarapuava e Pinhão tem o mesmo índice de mortos

covid19-folhainformativa-1000px-shutterstock-Corona-Borealis-Studio

Em Guarapuava, 193 pessoas já morreram (Imagem: Corona Borealis Studio/Shutterstock.com )

Desde o início da pandemia no Paraná, os 20 municípios que pertencem a 5ª Regional de Saúde com sede em Guarapuava, já totalizam 384 mortos. Os dados coletados pelo Portal RSN, estão nos sites oficiais das prefeituras de cada município. O maior número de mortos está em Guarapuava, que tem 182.644 habitantes e 193 pessoas perderam vida.

Levando em consideração a quantidade de habitantes, o percentual de mortos em Guarapuava é de 0,10%. Assim, o percentual é o mesmo de Pinhão, que contabiliza 33 mortes entre os 32.559 habitantes. Porém, este não é o maior percentual da Regional. Este recorde pertence a Foz do Jordão. Isso porque, o município tem população estimada em 4.556 pessoas sendo que já confirmou 10 mortes. Por isso, o índice é de 0,21%.

Além disso, Prudentópolis totaliza 30 mortos, seguido por Laranjeiras do Sul que já teve 21 confirmações de mortes por covid-19. E ainda, Palmital tem 18 mortos e Cantagalo 17. Ainda com base nas divulgações das prefeituras, Candói informou que 12 moradores já perderam a vida até o fim da tarde de ontem (29). Já Campina do Simão contabiliza seis mortos.

Os municípios de Rio Bonito do Iguaçu e Turvo informam nas redes oficiais cinco mortes em cada. Já em Goioxim e Laranjal quatro pessoas perderam a vida em cada município. Em Nova Laranjeiras, Virmond e Boa Ventura do São Roque três pessoas de cada cidade não resistiram à doença. Marquinho contabiliza duas mortes. Por fim, apenas dois municípios da Regional registram apenas uma morte cada: Porto Barreiro e Reserva do Iguaçu.

MORTO MAIS JOVEM

Desse modo, com base nas divulgações diárias da Secretaria de Saúde de Guarapuava, ficou constatado que no dia 26 de março houve a confirmação do paciente mais jovem a perder a vida no município. De acordo com as informações, se trata de uma mulher de 32 anos que não tinha comorbidades.

Conforme a Saúde, ela apresentou os primeiros sintomas no dia 14 de março e o internamento ocorreu em 21 de março. A mulher morreu quatro dias depois e teve a confirmação para a covid-19 no dia seguinte. Por fim, somente em março, 76 pessoas morreram em Guarapuava.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.