22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Saúde

Guarapuava recebe 6.615 novas doses de vacina nesta quarta (7)

Saúde reforça que cerca de 800 idosos com mais de 75 anos tomaram a Coronavac há 25 dias, e ainda não foram tomar a segunda dose

vacina

Previsão é de que as unidades cheguem hoje (Foto: Arquivo/RSN)

A chefe da 5ª Regional de Saúde do Paraná, que tem sede em Guarapuava, Eliane Harmuch informou que novas doses de vacina chegam para os 20 municípios que integram a Regional. A chegada de 18.940 vacinas está prevista para esta quarta (7). No entanto, para Guarapuava são 6.140 novas doses de Coronavac e 475 de Astrazeneca. Assim, para o município a remessa totaliza 6.615 vacinas.

(Imagem: Reprodução/Sesa)

Ainda de acordo com as informações, a remessa se destina para aplicação da segunda dose aos trabalhadores de saúde e população com idades entre 75 e 79 anos e 70 e 74 anos. Nesta semana, a Secretaria de Saúde alertou para a importância da aplicação da segunda dose. Desse modo, cerca de 800 idosos com mais de 75 anos que tomaram a Coronavac há 25 dias, ainda tomaram a segunda dose. O reforço é fundamental para a imunização atingir a eficácia.

(Imagem: Reprodução/Sesa)

O chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Hiagor Silva, disse que a vacinação tem mostrado os primeiros resultados. De acordo com Hiagor, em três semanas o município não confirmou nenhuma morte de pacientes com idade acima de 80 anos. Entretanto, a baixa procura pela segunda dose, preocupa a Secretaria de Saúde.

É muito importante estar com o esquema vacinal completo para atingir a imunização, principalmente dos idosos. É a população que apresenta a maior mortalidade pela doença. Assim, a partir o momento que avançamos com a vacinação, vamos ter diminuição de casos de internamentos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.