A coloração vermelha de um rio no município de Virmond, a cerca de 90 quilômetros de Guarapuava, chamou a atenção. Nessa quarta ((7) o Rio Virmond amanheceu com a água vermelha. Se o Instituto de Água e Terra (IAT) diz que se trata de tinta derramada, por acaso, por uma serralheria próxima ao rio, moradores remeteram à fatos bíblicos. Em redes sociais, questionaram se ‘Jesus estaria voltando’, ou que se trava de um ‘sinal do fim dos tempos’. Também compartilharam fotos.
Entretanto, segundo a explicação técnica do Instituto, um galão de tinta caiu na água e provocou a coloração avermelhada. Todavia, nesta quinta (8), a cor da água já voltou ao normal. Todavia, o IAT garantiu que fará análise técnica para apurar possíveis prejuízos. Se isso ficar comprovado, a empresa será autuada.
Conforme a Sanepar, o Rio Virmond corta o município e é o manancial de captação de água. Contudo, o acidente ambiental não afetou a bacia que fica bem antes do local afetado. A estatal assegura que os usuários de água tratada não estão sendo prejudicados.
Leia outras notícias no Portal RSN.