O curso de Direito da Faculdade Guarapuava foi criado no ano de 2000 e desde então vem formando profissionais nas mais diversas áreas do mundo jurídico, além de prestar serviços importantes à comunidade regional.
Esses serviços à comunidade são feitos por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), que foi instituído com a finalidade de propiciar ao aluno do curso de Direito exercitar a prática do conteúdo aprendido em sala de aula, por meio da vivência de situações reais de trabalho, dentre elas o contato com o cliente, a elaboração das petições e navegação no sistema em que tramitam os processos eletrônicos do Poder Judiciário do Estado do Paraná.
Assim, nos quatro últimos períodos do curso os alunos, orientados pelos professores, desenvolvem atividades práticas através das demandas jurídicas reais, que são concretizadas pelo atendimento jurídico gratuito disponibilizado à população hipossuficiente, ou seja, que necessita de auxilio jurídico e não dispõe de condições financeiras para contratar um advogado particular.
O NPJ atua em demandas específicas do Direito de Família, como investigação de paternidade, regulamentação de guarda, visitas, alimentos, divórcio, interdição e curatela, além de ações de retificação de registro civil.
Para ser atendido pelo NPJ é necessário fazer uma triagem com uma assistente social da Faculdade, a qual fará a análise se a demanda solicitada pela pessoa faz parte daquelas que o NPJ atende e, se a parte necessita efetivamente do atendimento jurídico de forma gratuita.
O NPJ fica localizado na rua Afonso Alves de Camargo, 1775, Centro, no 3º andar do prédio da Rádio Difusora. Além disso, funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30. A triagem é feita exclusivamente de quarta a sexta.
Aos que tiverem interesse no atendimento pelo NPJ podem solicitar o agendamento para triagem pelo telefone e Whatsapp (42) 3035-7033.
Acompanhe no Instagram.
Leia outras notícias no Portal RSN.