22/08/2023
Cotidiano Paraná

Detran do PR adere ao Sistema de Notificação Eletrônica Nacional

Com a adesão do Detran do Paraná ao sistema nacional, o desconto de multas chega a 40% para pagamento antecipado

Veículos estrangeiros agora podem ser multados (Foto: Detran/PR)m Guarapuava v

Com a adesão do Detran do Paraná ao sistema nacional, o desconto de multas chega a 40% para pagamento antecipado (Foto: Detran/PR)

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) aderiu ao novo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Assim, a adesão vai disponibilizar um desconto de até 40% para pagamento antecipado da multa. Além disso, também permite que o motorista ou proprietário de veículo tenha acesso a detalhes das infrações.

A novidade chega junto com as alterações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por meio da lei 14.071/2020, que entrou em vigor no último dia 12, data da adesão. De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o SNE desenvolvido pelo governo federal por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Serpro, depende da adesão dos órgãos de trânsito para que o desconto seja concedido.

SISTEMA

Para ter acesso ao sistema é necessário fazer um cadastro no portal do governo federal (gov.br) ou ter um certificado digital. Depois disso, precisa baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) no celular e utilizar.

Com a conclusão do cadastro, o usuário tem a possibilidade de inserir dados dos veículos e fazer o acompanhamento. Ele traz, eletronicamente, informações das notificações de autuações e penalidades dos órgãos autuadores que aderiram ao SNE.

Conforme a Agência, o usuário poderá inserir ou excluir os veículos cadastrados a qualquer tempo. Em breve, estará disponível a apresentação de defesa prévia e o recurso para quando o condutor não reconhecer o cometimento da infração, e não quiser usufruir do desconto, sendo dispensável a apresentação de documentos para tal efeito.

Por fim, para ter acesso ao desconto de 40% no pagamento antecipado das multas, o motorista deverá reconhecer que cometeu a infração e não apresentar defesa e/ou recurso contra a multa. No entanto a modalidade de desconto vale para infrações cometidas a partir do dia 12 de abril de 2021.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.