Nesta quarta (12) a Saúde de Guarapuava confirmou 203 novos casos de covid-19 e duas mortes. Conforme o boletim, 15.389 pessoas já tiveram resultado positivo para a doença no município. Além disso, os casos ativos, com alto potencial de contaminação somam 1.519.
Os mortos já totalizam 316 pessoas. Ainda, outras 134 continuam aguardando resultado de exames e os descartados somam 11.130. Nos primeiros 10 dias do mês de maio, houve acréscimo de 112% no número de casos confirmados no município, em comparação ao mesmo período do mês anterior.
A Saúde Municipal confirmou ao Portal RSN, que nesta quarta (12), todas as vagas destinadas ao atendimento exclusivo para a doença, tanto de Unidade Terapia Intensiva (UTI), quanto de enfermaria estão ocupadas. Então, o cenário se repete tanto pelo sistema público, quanto no privado. Desse modo, o secretário de Saúde Jonilson Pires afirmou que é preciso que a população se conscientize.
“A situação é muito crítica, não só em Guarapuava como em todo o Paraná. Nosso sistema de saúde está numa situação muito complicada, eu diria que até uma situação de colapso. Assim, a população tem que ficar alerta, os casos aumentaram de forma considerável, a taxa de transmissão está muito intensa. Portanto, redobrem os cuidados, evitar aglomerações e adotas as medidas específicas de cuidado para evitar a contaminação”.
PARANÁ
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quarta (12) mais 5.025 casos confirmados e 101 mortes em decorrência da covid-19 no Paraná. Sendo assim, os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24h. Por fim, os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 991.895 casos confirmados e 23.930 mortes.
Leia outras notícias no Portal RSN.