22/08/2023


Cotidiano Economia Guarapuava

Empresários pedem inclusão nos debates de novos decretos

"Queremos soluções para que todos possam atuar dentro de cada segmento, levando em consideração a situação atual,” diz Góes a empresários

sueormercado

Empresários reúnem-se com o prefeito Celso Góes (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Um reunião entre entidades empresariais e o prefeito de Guarapuava, Celso Góes (CDN), alinhou a participação da classe nas discussões sobre novos decretos. De acordo com o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), Claudinei Pereira, o encontro foi produtivo.

Todavia, se a reunião com comerciantes ocorreu nessa terça (18), nesta quarta (19) quem esteve na prefeitura foram os donos de supermercados da cidade.

“Nós reivindicamos uma participação efetiva nas discussões sobre novos decretos. Entendemos que temos como contribuir e como preparar os nossos associados para amenizar o impacto dessas decisões”.

Conforme o empresário, Guarapuava passa por um momento difícil por causa da covid-19. Entretanto, ele disse ao Portal RSN, nesta quarta (19), que estudos e debates que se antecipam à tomada de decisão, podem prever o fechamento do comércio, se necessário, de forma gradativa. “E se for o caso de um fechamento total aí já estamos preparados”.

FISCALIZAÇÃO

Todavia, Claudinei reconhece que comerciantes e a população em geral devem estar conscientes em relação às medidas preventivas. Assim sendo, ele defende uma maior fiscalização. “Podemos contribuir com a fiscalização, pois precisamos nos unir para que ninguém saia ainda mais prejudicado”.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jonilson Pires, o cenário da covid-19 pautou os representantes da ACIG e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). “Mostramos a situação de calamidade na qual se encontra o nosso sistema de saúde. Além do número gradativo de pessoas infectadas e de mortes. Esses números nos levaram a tomar medidas mais rigorosas com o novo decreto”.

Participaram da explanação, os consultores Renê Santos e Maria Emi, além de representantes do Hospital São Vicente e do Instituto Virmond.

MATRIZ DE RISCO

Conforme o prefeito Celso Góes, Guarapuava é uma só e vamos vencer esse momento. “Queremos soluções para que todos possam atuar dentro de cada segmento, levando em consideração a situação atual em que estamos vivendo”.

O prefeito antecipou ao Portal RSN, que uma ‘matriz de risco” está sendo criada e que terá vários indicadores que nortearão as próximas decisões normativas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo